SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E MEIO AMBIENTE

Secretário: CARLOS POLACO

Veja mais notícias da Secretaria no Facebook ( link )

NOVA PRAÇA DO TRABALHADOR

A Praça do Trabalhador passa por uma reforma. O Prefeito Antonio Justino resolveu presentear a cidade com uma praça com mais vida, com mais beleza, com mais cara de nordestinidade. Para isso, incumbiu o poeta paisagista Mariano Ferreira de realizar uma revolução estrutural e visual no local. Assim, com pedras, cactos, bromélias, palmeiras, floríferas e grama, ocorreu uma metamorfose espetacular. Está praticamente pronta, faltando os detalhes. Ao lado do Museu, o novo cartão postal da cidade, o local mais visitado, mais fotografado. A praça é de todos, cuide bem!

===================================================================================================

OBRA DO ATERRO SANITÁRIO - SETEMBRO 2016

A obra do aterro sanitário no município de Dona Inês, situado a 160 km de João Pessoa, segue firme com a construção das células de armazenamento e tratamento dos resíduos, dos lixos hospitalares, de entulhos e podas. É um dos primeiros aterros a ser implantado no Estado, fruto de muita luta para realizar o projeto e depois viabilizar a liberação dos recursos em Brasília, como diz o Prefeito, "através de dezenas de reuniões na Funasa e até viagens a Capital Federal". O município está fazendo a sua parte, já tem a coleta seletiva e a obra em andamento. 

 

AÇUDE DO MULUNGÚ

Obra construída pela Prefeitura Municipal, com recursos próprios, no Riacho do Mulungú, afluente do Rio Curimataú, na comunidade St. Mulungú. A obra antes mesmo de ser finalizada, porém já nos finalmente, recebeu grande volume de água após as fortes chuvas caídas nos dias 15, 16 e 17 de abril de 2016.
 

CONSTRUÇÃO DO AÇUDE - QUASE PRONTO!

A construção do Açude do Mulungú seguiu firme nessa semana e está quase pronto. O grande paredão já alcançou a sua altura e os trabalhos acontecem no reforço da parede interna com pedras, na preparação do sangradouro e também na retirada de material do leito do riacho. Trabalho hérculeo que mantém homens e máquinas trabalhando com afinco e cuidados redobrados, para fazer bem feito. A grandiosidade da obra já atrai a visita de pessoas de fora e esta semana foi motivo de reportagens elogiosas na Talisma FM, através do radialista Rodrigo Costa, que esteve visitando o local. E assim como aconteceu com o açude do Lajedo Preto em 1924, que tomou água antes de terminado totalmente, o açude do Mulungú pode ir pelo mesmo caminho, pois temos muitas chuvas em todo o litoral, Brejo e Curimataú nesses dias. 
                                      ========================

========================================

CONSTRUÇÃO DE AÇUDE NO MULUNGÚ

O Prefeito Antonio Justino assinou Ordem de Serviço que deu início à construção de um açude de porte no Sítio Mulungú, atendendo requerimento do Vereador Luís Alves Sobrinho. Será mais um reservatório que armazenará água captada e descida das serras e riachos da área. (mar/2016)
==========================

RECUPERAÇÃO DA PB-103 (PREFEITURA FAZ TRABALHO DO D.E.R. MAIS UMA VEZ)

A Prefeitura de Dona Inês iniciou hoje, através da Secretaria de Infraestrutura, a recuperação do trecho caótico da abandonada rodovia Estadual, que sofre constantemente - há 30 anos desde que foi construída.
Todos lembram que há 01 ano a Prefeitura fez um tapa-buracos e recuperou o trecho no Km 3, que sempre deteriora. 
Agora estava, mais uma vez, intransitável ao extremo. O maior perigo é a noite, quando a velocidade é reduzida a 20km/h numa região despovoada, ou o risco de quem passa pela primeira vez arrebentar seu automóvel.
Como o DER, órgão do Governo do Estado não toma providências, não está nem aí para nossa população, cidadãos, e não cumpre as suas obrigações de manutenção, zelo, fiscalização, e apesar de todas as solicitações para que resolva o problema, apesar de todas as reclamações dos usuários e autoridades locais.
A Prefeitura mais uma vez, age, atua e faz para diminuir o sofrimento de quem trafega diariamente na região - mesmo a estrada sendo Estadual.
Secretário Polaco está no local com sua equipe trabalhando e enviou para a redação as imagens da importante intervenção sendo realizada.

SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E MEIO AMBIENTE

Começando o Ano 2016 com faxina geral na cidade. 
Foi realizada a limpeza da galeria (no Riacho da Serra); Reposição de calçamento avariado; Limpeza de mato nas ruas; Retirada de entulhos; Pintura dos meio-fio; Limpeza da entrada da cidade. Dá gosto de ver a cidade bem limpinha e bem cuidada. (fotos de janeiro/2016: Polaco).

 

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO - PADROEIRO

Dona Inês vai comemorar a 82ª. edição da festa do seu padroeiro São Sebastião realizando evento público, na Praça de Eventos localizada no Bairro Nova Conquista, nos dias 23 e 24 de janeiro de 2016, a partir das 21 horas. Em breve divulgaremos toda a programação. De momento, já divulgamos as atrações musicais já confirmadas (que poderão ser curtidas de forma gratuita). 

Sábado dia 23:
Banda 3&2
Forrozão dos Top's 
Forró Bakana 
Banda Pegada com Estilo

Domingo dia 24:
Banda Encantus
Neco Lobão
Banda Aveloz

                             =============================

SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E MEIO AMBIENTE

FIM DO LIXÃO A CÉU ABERTO

A Prefeitura através da Secretaria de Infraestrutura começou a retirada do Lixão da entrada da Cidade onde é depositado todo lixo produzido pelos nossos habitantes há trinta anos. Fim da fumaça, da poeira, do odor, dos parasitas. A nossa gestão vai deixar este legado para a próxima geração. Melhor qualidade de vida. Lixo no Aterro Sanitário representa segurança para a população e meio ambiente.

                                                            ========================

INFRAESTRUTURA

PISO DA QUADRA

A Escola Professora Luquinha terá a sua estrutura reformada e renovada, com o novo piso da quadra, ora sendo feito em granilite, para servir de área de recreação para essa importante escola municipal. O piso da quadra vem se somar com a cobertura objetivando proporcionar a melhor qualidade de aprendizado e convívio para o alunado. Em breve as duas etapas desse trabalho serão inauguradas. (25/08/2015)

========================

SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E MEIO-AMBIENTE

MANUTENÇÃO DE ESTRADAS
Conforme afirmado pelo Prefeito Antonio Justino no programa Dona Inês é Notícia do sábado, 15 agosto, as máquinas tomaram o rumo das estradas assim que a chuva deu uma parada. Já está sendo recuperada a via que liga a cidade ao povoado de Cozinha, o mais populoso, ainda mais se contar as comunidades bem povoadas que tem na região. As estradas de terra principais serão atendidas primeiro, depois aquelas de menor movimento. (foto de hoje 19/08/2015)

=============================

SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E MEIO-AMBIENTE

MANUTENÇÃO DE PRÉDIOS PÚBLICOS
Os servidores da Secretaria estão trabalhando forte para limpar os pátios das escolas, pois com as chuvas o mato cresceu muito e rápido. Nessa segunda-feira foram limpas as escolas da Cruz da Menina, a Luquinha e o Antonio Mariz.

==========================

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

A Administração Municipal realizou extensa agenda através das Secretarias para comemorar a Semana do Meio Ambiente, que tem seu dia em 05 de Junho. As escolas municipais e os programas sociais envolveram a comunidade para chamar a atenção para a preservação do meio ambiente, o que já vem ocorrendo há bom tempo em nosso município. Foram realizadas aulas educativas, caminhada pela cidade e Mata do Seró - nossa reserva Florestal, plantação de várias mudas por crianças e adultos e palestras.

 

 

BENEFÍCIOS PARA O AGRICULTOR

As máquinas da Prefeitura continuam trabalhando diariamente na escavação, limpeza e melhoramentos de barreiros na zona rural, levando benefícios para os agricultores. A demanda ainda é grande, pois cada proprietário tem um barreiro ou açude e todos precisam limpar. Assim a Sec. de Infraestrutura trabalha sem parar. 

A Secretaria de Infraestrutura também atua recuperando as estradas. Nessa foto, fazendo um trabalho na via que vai da Serra do Sítio até a Oiticica. E também limpando um barreiro na Cruz da Menina.

 

 

Prefeitura do Curimataú paraibano investe em alternativas para o combate à seca

 

A seca que se prolonga na região do curimataú paraibano, tem causado inúmeros prejuízos para a população. Se não bastasse o prejuízo no campo para quem vive da agricultura, vem a falta de água para o consumo humano, que tem deixado em desespero muitas famílias, tanto da zona rural, quanto da zona urbana. Para diminuir o problema a saída encontrada pela Prefeitura de Dona Inês, tem sido investir em alternativas que amenizem a situação que, para alguns, chega a ser caótica.

 

Na zona urbana tem sido distribuídas Caixas para o armazenamento da água em áreas estratégicas. “Já foram instaladas duas e até o final de março outras três serão instaladas, beneficiando toda a população”. Garante o Prefeito do Município, Antônio Justino. As caixas que, tem capacidade para armazenarem de 5 ou 10 mil litros, recebem água de carros pipas que vão buscar o líquido na cidade de Brejinho, no Rio Grande do Norte, à mais de 80 km de distância.

 

Para o Secretário de infraestrutura, Carlos Polaco, é importante que a população tenha a consciência de que a água deve ser usada apenas para o consumo humano, não sendo usada para lavar casa, roupa ou carro, nem para o banho.

 

A prefeitura tem garantido ainda o abastecimento de água via carros pipa para as escolas, creches e unidades de saúde.

 

Além dessa ação que beneficia quem mora na cidade, ações voltadas para quem mora na zona rural, como de recuperação e revitalização de barreiros e açudes, têm sido realizadas. Já recebeu a ação o açude da cozinha e de outras localidades. A previsão é de que a ação chegue a queimadas, girão e em outros reservatórios.

 

Assessoria da Prefeitura de Dona Inês-PB - Júnior Campos

GALPÃO: FÁBRICA DE CONFECÇÃO

A fábrica de costuras que vai aumentar a oferta de emprego e renda das mulheres de nossa terra já está quase pronta. Vejam que o piso cerâmico já está finalizado, a pintura já foi feita. Faltam as instalações elétricas e o mobiliário. Breve mais um equipamento que traz desenvolvimento. Acompanhe a evolução da obra feita com recursos próprios:

    

LIMPEZA DO CAJUEIRO

O reservatório de água do Cajueiro, que serve principalmente para lavagem de roupas, de veículos e água transportada para serviços caseiros, foi limpo e houve remoção de pedras, para aumentar a sua capacidade de armazenamento. Assim, fica pronto para receber as águas das chuvas que cairão em breve. Mais uma atuação da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.

 

MANUTENÇÃO DA ESTRADA DE COZINHA E REGIÃO

A estrada que liga a Cidade à região de Cozinha e atende a todas as comunidades daquele lado (Zé Paz, Miguel, Várzea Grande, Estrela, São Luís, etc.) recebeu manutenção mais uma vez, visando facilitar a locomoção dos moradores para a zona urbana, sejam comerciantes, estudantes, pacientes, trabalhadores. O tráfego é muito intenso, pois ali é uma das zonas mais habitadas do município. É a Prefeitura sempre atenta para fazer o melhor pela população.

RECUPERAÇÃO DE AÇUDES

    As máquinas e homens trabalham preparando (limpando, aprofundando) os depósitos de água para acumular o máximo de água possível. A escassez de chuvas oferece a oportunidade de melhorar os açudes e barreiros. O açude do Distrito de Cozinha aterrado, agora seco, recebe cuidados e recuperação.

ILUMINAÇÃO NATALINA

Todos os anos a Praça do Trabalhador vem recebendo uma iluminação natalina para alegrar as noites de dezembro dos adultos e crianças, que aproveitam para se divertirem entre as luzes, visitando o Presépio do menino Jesus. Veja como ficou:

 

 

ANDAMENTO DA CONSTRUÇÃO DO GALPÃO DE COSTURA 

A Prefeitura de Dona Inês está construindo um galpão para abrigar a fábrica de costura, que atualmente emprega 30 mulheres e com a construção do novo prédio, vai empregar 60 mulheres, que agora tem o seu emprego, o seu salário, uma profissão. O empreendimento é uma parceria da Prefeitura (que fornece a estrutura) com o Grupo João Rafael (que fornece o maquinário e material). O objetivo da Prefeitura é gerar emprego e renda para a população donainesense. Veja como está o galpão (Foto de 18/11/2014):

============================================

PREFEITURA ADQUIRIU COMPRESSOR PARA A PEDREIRA

A Prefeitura adquiriu um compressor para auxiliar, facilitar, aumentar a produtividade e a auto estima dos trabalhadores da pedreira. O prefeito disse que se sente feliz em poder ajudar os cerca de 300 homens da pedreira e suas famílias.

=======================================

A MANUTENÇÃO DE BARREIROS RECOMEÇOU

 
O Prefeito Antonio Justino anunciou no programa Dona Inês é Notícia do sábado 9/ago e agora divulgamos em primeira mão as imagens das escavações e limpeza de barreiros na Zona Rural. Os serviços são realizados para todos os proprietários cadastrados, obedecendo a ordem que deram entrada no pedido. Mais fotos na página da Infraestrutura.
 
===================================================================

OPERAÇÃO TAPA-BURACOS NA PB-103

Prefeitura de Dona Inês realiza operação tapa-buracos na PB-103. A buraqueira está causando muitos transtornos aos motoristas. Julho/2014.

=======================================

LIMPEZA E REVITALIZAÇÃO DO AÇUDE DO ASSENTAMENTO ZÉ MATIAS (ZÉ PAZ)

A Administração Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura e Meio-Ambiente, realizou a limpeza e revitalização do antigo açude existente no Assentamento Zé Matias (mais conhecido como Açude de Dr. Pedro Bonifácio), aprofundando o seu leito com retirada de terra, limpeza das margens, construção de nova barragem e sangradouro, aumentando a sua capacidade de armazenamento a partir das próximas chuvas.

Mais de 500 caçambas de barro retiradas do leito até o momento (julho/2014)

============================================

PÁ CARREGADEIRA DO PAC2 PARA DONA INÊS:
O Prefeito Antonio Justino recebeu nesta sexta-feira, 07/03/2014, a chave e os documentos de uma Pá Carregadeira (mais conhecida como Enchedeira) doada pelo Governo Federal. O evento de entrega de diversas máquinas desse tipo para vários municípios do Estado da Paraíba, aconteceu na Capital do Estado.

=============================================

GALPÃO DA FÁBRICA DE CONFECÇÃO

Galpão da Fábrica de Confecção - em reforma.
15/02/2014 - Dona Inês - PB
Rua João Pessoa
Parceria com Grupo João Rafael.

========================================================

 

FÁBRICA DE BENEFICIAMENTO DE CASTANHAS

Fábrica de Beneficiamento de Castanhas - em construção
15/fev/2014. Dona Inês - PB
Final da Nova Brasília
Na próxima safra, os produtores vão fazer dinheiro.

======================================================

 

LIMPEZA DO AÇUDE DO LAJEDO PRETO

O Prefeito Antonio Justino anunciou em seu perfil no facebook que foi iniciada a obra de limpeza do quase centenário açude do Lajedo Preto, importante para as comunidades de Queimadas e Lajedo Preto. O açude está sob jurisdição do DNOCS, mas não tem recebido qualquer melhoria ao longo de décadas. Agora, devido a necessidade e importância do açude, e também por contar com maquinário que possibilita realizar um bom trabalho, o Prefeito decidiu fazer a obra às expensas da Prefeitura.

---------------------------------------------------

REALIZAÇÕES DA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E MEIO-AMBIENTE EM JANEIRO/FEVEREIRO - 2014

Limpeza dos açudes: Pedra Lisa, Miguel, Girão (no Zé Paz) e do Tanque Velho (na cidade)

Planeamento de terrenos: para Igreja Testemunhas de Jeová, para terreno da Fábrica de Beneficiamento de Castanha.

Reforma: da Praça de Eventos para a festa de São Sebastião, do prédio para instalação da Fábrica de Confecções.

Estradas: Zé Paz a Cozinha e Brejinho ao Umari.

--------------------------------------------

DONA INÊS: APROVADO O PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO

Os grandes esforços do Prefeito Antonio Justino foram coroados de êxito com a realização da Conferência Municipal de Saneamento Básico, ocorrida no dia 18 de dezembro de 2013, no Ginásio Poliesportivo O Bacurau, onde foram discutidas, analisadas e foi aprovado o PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO, com as diretrizes para solucionar os problemas relacionados a saneamento básico, água potável, destinação do resíduo sólido, acomodação das águas pluviais, tornando o lugar mais apropriado para viver com melhor qualidade e com mais respeito e proteção ao meio ambiente. A população participou ativamente dos debates e das decisões, homologando um plano direto e eficaz para a aplicação dessas políticas públicas. Feito isso, é hora de novas atitudes para buscar os recursos para a implantação e a administração municipal já se movimenta nesse sentido. O importante é que o primeiro grande passo foi dado.

 

RECEBIMENTO DE UM CAMINHÃO CAÇAMBA

Prefeito Antonio Justino recebeu hoje, em João Pessoa, as chaves das mãos do Ministro das Cidades Aguinaldo Ribeiro, deste caminhão caçamba, mais um instrumento que vai ajudar a resolver muitos problemas do povo donainesense.

CALÇAMENTO NO BAIRRO NOVA CIDADE

 

Semear um futuro melhor, como diz o refrão da administração do Prefeito Antonio Justino, significa cuidar bem da população em primeiro lugar e isso está bem visto em mais uma obra de infraestrutura que se executa na cidade, dessa feita com a pavimentação com calçamento de uma rua no bairro Nova Cidade, permitindo a partir de sua conclusão que se trafegue com segurança sem buracos e sem poeira e que se tenha o acesso garantido em qualquer época, faça chuva ou faça sol. E calçamento traz outros valores que muita gente não enxerga: possibilita uma limpeza permanente da rua; livra de infiltração e deslizamentos e ainda garante a valorização nos imóveis que ali estão.

Portanto, os proprietários de imóveis podem se sentir felizes e beneficiados por esta obra e se prepararem para a inauguração em breve, com uma grande e merecida festa.

ESTRADA CRUZ DA MENINA - SEIXO - DEFINITIVA

 

ESTRADA DO SEIXO - DEFINITIVA

Finalmente a comunidade do Seixo vai ter uma estrada de boa qualidade. Com os novos recursos de maquinário, a Prefeitura partiu para as obras e está pagando o tributo a sua população que mais requisita e por décadas não pode ser melhor privilegiada.

Agora sim, é um novo tempo, tempo de colheita de benefícios. Estamos semeando um futuro melhor já no presente.

Informações da Infraestrutura e Meio-Ambiente

Carro-pipa em doação do Governo Federal chega a Dona Inês para ajudar no combate a seca.