SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Titular: Tarciana Nunes

Acompanhe as notícias da Saúde (também) no facebook.

=========================

PRESTAÇÃO DE CONTAS DA SECRETARIA DE SAÚDE - 2016

A Secretaria de Saúde de Dona Inês presta contas dos atendimentos realizados nos PSFs ao longo do ano de 2016, mostrando como se faz transparência pública de qualidade e dizendo onde são gastos os recursos, conforme segue:
 
PSF I          PSF II          PSF III          PSF IV          PSF V
 

RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO

A Secretaria de Saúde publica e dá a conhecer as práticas e atividades desenvolvidas ao longo do exercício de 2016 no âmbito municipal. Através desse relatório, será possível entender toda a complexidade que é fazer a saúde e atestar os bons resultados e esforços empenhados para consegui-los. 
===================================================================================================

OUTUBRO ROSA 2016

Realizada palestra com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços e contribuir com a redução da mortalidade. A palestra foi ministrada pelo profissional médico Dr. Pedro Herminio do PSF III e organizado pela coordenação da atenção básica e profissionais do NASF.

==================================================================================================

II SEMANA DO BEBÊ

Durante o período de 10 a 12 de maio, foi realizada a II SEMANA DO BEBÊ NO MUNICÍPIO DE DONA INÊS. Iniciando as comemorações, no dia 10/05 nos turnos manhã e tarde, a programação foi voltada para todas as escolas da rede municipal de ensino infantil, com exibição de filmes e gincanas. No dia 11/05 as ações aconteceram através da secretaria municipal de saúde, com palestras, verificação e atualização do cartão de vacina, avaliação antropométrica, busca ativa a microcefalia e aplicação de Flúor, em todos os PSF’s. No dia 12/05, finalizando a II Semana do Bebê, a culminância aconteceu no ginásio poliesportivo, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, em parceria das secretarias de Educação e Saúde. Houve Show Infantil com Patati, Patatá e Palhaço Alegria, entrega de Kits a Gestantes do Programa nascendo com Cuidados, a 2ª Edição do Bebê Sarado (referenciando a importância do aleitamento materno), desfile de Bebês de 07 meses a 02 anos, e muitas brincadeiras com Pula-pula, Piscina de bolinhas, dentre outros.

ATENDIMENTOS NA UPA

O Pronto Atendimento Municipal de Dona Inês-PB, dispõe de Equipes de Plantonistas para realização de atendimento de urgência e emergência aos usuários horas 24 horas. São os mais diversos casos: diagnósticos, acidentados, crianças e idosos com dificuldades respiratórias, acompanhamento de casos de dengue e afins, etc.
                                   =========================

SAÚDE REALIZA AÇÕES PREVENTIVAS 

Hoje 18/04/2016 a Equipe de Saúde da Família IV juntamente com o NASF do município de Dona Ines-PB , realizaram palestra com o grupo de gestante da área de abrangência , abordando assuntos: Importância do Pré - natal; Medidas Preventivas da H1N1 e; Vacinação.
        
 
                           ==========================

Ato Público de Enfrentamento ao Mosquito

Aconteceu no dia 08 de abril de 2016 o Ato Público de Enfrentamento ao Mosquito Aedes Aegypti, com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados e meios de prevenções a serem tomados. Contando com a participação de todas as Secretarias Municipais, Sec. Mun. de Assistência Social e Habitação, Sec. Mun. de Educação e Cultura, Sec. Mun. de Saúde, Sec. de Administração e Finanças, e Sec. Mun. de Infraestrutura, como também a participação da Comissão Intersetorial de Combate a Dengue.
 

Saiba quais são as medidas de prevenção ao H1N1


Como posso me prevenir da doença? 
A recomendação do Ministério da Saúde é para se evitar locais com aglomeração de pessoas, pois isso reduz o risco de contrair a doença. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal forma de transmissão não é pelo ar, mas sim pelo contato com superfícies contaminadas. Por isso, o uso de máscaras pela população não é recomendado pelo Ministério da Saúde. Entretanto, quem está doente deve fazer uso de máscara, quando estiver em contato com outras pessoas, para não transmitir o vírus.

 
Foto de Secretaria Municipal de Saúde.

 

COMBATE AO INFLUENZA A/H1N1

O que é Influenza A/H1N1 (gripe suína)?

É uma doença transmitida por um novo tipo de vírus da mesma família que transmite a gripe. A partir de agora você vai ouvir na televisão, rádio e ler nos jornais o nome Influenza A/H1N1 e não mais gripe suína.

Como é transmitida a Influenza A/H1N1?

É transmitida de pessoa para pessoa especialmente através de tosse ou espirro. Algumas pessoas podem se infectar entrando em contato com objetos contaminados. Não há registro de transmissão do novo subtipo da Influenza A/H1N1 por meio da ingestão de carne de porco ou produtos derivados.

O que é transmissão sustentada?

Significa que o vírus já circula livremente no Brasil, sendo transmitido de pessoa para pessoa, sem que uma delas tenha viajado para países infectados ou tenha convivido com indivíduos contaminados.

Quais são os sintomas da Influenza A/H1N1?

São sintomas semelhantes aos da gripe comum: febre alta e tosse, mas em alguns casos também podem aparecer: dor de cabeça e no corpo, garganta inflamada, falta de ar, cansaço, diarréia e vômitos.

A Influenza A/H1N1 pode apresentar complicações?

Como qualquer gripe pode evoluir para sinusite ou até para um quadro pulmonar.

Quais são os sinais de agravamento?

Aparecimento de falta de ar, dores no peito, tontura, confusão mental, fraqueza, desidratação (somente um profissional pode identificar). Crianças pequenas podem ter batimento de asa do nariz (dificuldade respiratória) e se recusar a ingerir líquidos.

Qualquer pessoa pode pegar a Influenza A/H1N1?

O mundo está em alerta porque hoje em dia muitas pessoas viajam para diversos países. Se você chegou de uma viagem internacional e nos últimos 10 dias da sua chegada surgirem sintomas como febre alta (maior do que 38°C), tosse, dor de cabeça, dor no corpo, garganta inflamada, procure um serviço de saúde e informe sobre sua viagem. O médico avaliará se você é um caso suspeito ou apenas um caso em que deve ser acompanhada a evolução dos sintomas.

Qual é o tempo de incubação?

3 a 7 dias é o tempo para aparecerem os sintomas depois da infecção. O contágio de outras pessoas aparece até 7 dias após o início da doença.

Se eu pegar a doença, tem tratamento?

Sim, existe remédio por via oral, indicado pela OMS que combate o vírus da Influenza A/H1N1. Outras medidas como repouso, ingestão de líquidos e boa alimentação podem auxiliar na recuperação da sua saúde. Ainda não temos uma vacina contra a Influenza A/H1N1. Os grandes institutos de pesquisa do mundo já estão trabalhando na produção de uma vacina. Os pesquisadores acreditam que será possível ter uma vacina para a Influenza A/H1N1 ainda em 2009.

Qual o critério para receber o medicamento?

O medicamento somente será dado, sob orientação médica, aos pacientes com agravamento do estado de saúde nas primeiras 48 horas desde o início dos sintomas. Também requerem avaliação do médico para indicação de tratamento o chamado grupo de risco, composto por idosos, menores de 2 anos, gestantes, pacientes imunodeprimidos ou com doenças crônicas.

ATENÇÃO: Quem deve fazer o exame para saber se pegou a gripe?

A confirmação por exame laboratorial será feita somente nos casos graves ou em amostras, no caso de surtos localizados. Não serão mais realizados exames em todas as pessoas com sintomas de gripe.

É preciso usar máscaras?

Não. O uso de máscaras é indicado somente para profissionais de saúde que estejam lidando com a Influenza A e outros tipos de virose.

O que eu devo fazer se tiver dúvida sobre ter contraído a Influenza A/H1N1?

 

Para proteger as pessoas próximas: Cubra sempre o nariz e a boca quando espirrar ou tossir - Lave as mãos com frequência com água e sabão porque você pode ter tocado uma superfície que contenha saliva de uma pessoa infectada e ao levar as mãos à boca ou olhos pode se infectar. - Sempre que possível evite aglomerações ou locais pouco arejados. - Mantenha uma boa alimentação e hábitos saudáveis.

COMISSÃO DE ENFRENTAMENTO DA DENGUE

O Prefeito Antonio Justino instituiu por Portaria Municipal a Comissão de Enfrentamento ao Mosquito Aedes Aegypti. A medida visa mobilizar todo o poder público, de forma oficial, ao combate, gerando atividades, aplicações, resultados, controles, análises, etc. E assim, continua o cerco e a caça ao temido e perigoso mosquito. 04/2016
                            ==========================

COMBATE TOTAL A MICROCEFALIA

A ESF V realiza palestra com grupo de gestantes sobre prevenção da microcefalia, dengue e exames do pré-natal. (FEV/2016)

                                              ====================================

TESTE DO PEZINHO

Diariamente são realizadas diversas Triagens Neonatais, conhecida popularmente como teste do pezinho, em todos os recém nascidos do município de Dona Inês, com objetivo de detecção precoce de diversas doenças. As crianças também recebem atendimento especializado de médica pediatra e endocrinologista infantil.

 

                                                    ===================================

TODOS CONTRA A DENGUE

A Secretaria de Saúde realizou um planejamento especial e mobilizou os Agentes de Saúde para um mutirão contra o mosquito da dengue, visitando todas as casas. A equipe vai pelas ruas, bate nas portas e entra nas casas para verificar todo e qualquer foco do mosquito e se existe algum lugar propício para a sua reprodução, é removido, limpo, etc. Com apoio de carro de som, panfletagem, muitas orientações, a Secretária Tarciana Nunes acredita que o mosquito não terá vez em nosso município. Janeiro/2016.  

                             ======================

SECRETARIA DE SAÚDE

CAMPANHA NOVEMBRO AZUL CONTRA CÂNCER DE PRÓSTATA

A Secretaria de Saúde de Dona Inês realizou hoje, dia 1º. de dezembro, no Cemcap, palestra educativa sobre Saúde do Homem com o tema Câncer de Próstata em alusão a campanha Novembro Azul. A palestra foi ministrada pelo médico Dr. Paulo. A platéia ficou lotada de homens em busca de informações sobre esse mal que acomete e mata muito todos os anos. A prevenção é o melhor remédio.

                            =========================

SECRETARIA DE SAÚDE

VACINAÇÃO CONTRA RAIVA - CÃES E GATOS

Campanha Nacional de Anti-rábica Canina e Felina, dia D 28/11/2015
Precisamos da mobilização de toda população , em trazer ao Posto da Rua Pedro Teixeira 48 durante todo o dia DE HOJE para serem vacinados e com isso garantir a Saúde do seu animal de estimação.

========================

PREVENÇÃO E SAÚDE BUCAL

Hoje na Emef Senador Humberto Lucena foi apresentado o projeto de Higiene Bucal. Na ocasião foram realizadas palestras de orientação e cuidados odontológicos com aplicação de flúor. A iniciativa é uma parceria da escola com a Secretaria de Saúde da cidade de Dona Inês em benefício do bem estar e saúde de nossas crianças e adolescentes. (22/10/2015)

 

=============================

SEMANA OUTUBRO ROSA EM DONA INÊS

Semana Outubro Rosa - Em Dona Inês -PB - Acontecendo ações como palestras sobre o câncer de mama - Sinais e Sintomas , Fatores de Prevenção e Fatores de Risco, na ESF II em Serra do Sítio.

 

SEMANA OUTUBRO ROSA

Acontecendo em Dona Inês-PB, a Semana Outubro Rosa - A Secretaria Municipal de Saúde estará realizando durante todo o dia Mamografias de rastreamento em mulheres de 50 a 69 anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

AUDIÊNCIA PÚBLICA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
 
A Secretaria de Saúde, cumprindo os dispositivos constantes das Leis Federais número 8689/93 , 12438/11 e da Lei complementar 141/2012, realizou em 28 de setembro, audiência pública referente as ações dos I e II quadrimestres. Na ocasião, a Secratária Tarciana Nunes apresentou os números de atendimentos e a aplicação dos recursos da Saúde Municipal para os Vereadores e para a platéia que lotou o plenário da Cãmara.
                            
                                =========================

SECRETARIA DE SAÚDE

PROJETO GESTAÇÃO CONSCIENTE

As Secretarias de Saúde e de Assistência Social em parceria com os Projeto Gestação Consciente: Da humanização ao parto, realizou palestra com as gestantes falando da relevância da alimentação saudável no período gestacional. As gestantes são acompanhadas do início ao fim do parto, recebendo todos os cuidados da Administração Municipal. O auditório encheu de mães bem orientadas, felizes e confiantes no trabalho desenvolvido.

==========================

IV Conferência Municipal de Saúde de Dona Inês foi realizada nesta segunda (13)

 

A Prefeitura de Dona Inês, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta segunda-feira, 13 de julho, a IV Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental, Senador Humberto Lucena, e contou a participação do Prefeito Antônio Justino, de Vereadores, de profissionais da saúde, de representantes da Prefeitura e da Sociedade Civil Organizada.

 

Com o tema; “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, a conferência teve como objetivo principal, reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do sistema único de saúde, visando ainda avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos três níveis de gestão.

 

As discussões propostas nos eixos temáticos devem servir para orientar os governos na elaboração dos planos de saúde e na definição de ações que sejam prioritárias nos âmbitos estaduais, municipais e nacional.

 

Para o Prefeito, Antônio Justino, foi um momento importante para buscar o fortalecimento das políticas públicas de saúde, no âmbito Municipal, fortalecer o controle social e a gestão participativa, enquanto política de um governo democrático popular.

 

As propostas selecionadas serão encaminhadas para a Conferência Estadual.

 

Assessoria

INAUGURAÇÃO DO PSF - TAPUIO

O Prefeito Antonio Justino e a Secretária Tarciana Nunes descerraram a placa e deram por inaugurado o Prédio que sediará o PSF do Loteamento Tapuio. Debaixo dos bons augúrios de muita chuva neste sábado, 04 de julho de 2015. O evento aconteceu com a presença do  Vice-Prefeito João Idalino, de Secretários, Vereadores e Servidores Municipais e Munícipes. A construção ficou muito bonita, bem acabada e está muito bem estruturada para atender a população do bairro Terra Prometida, Loteamento e Sítio Tapuio e Comunidade Quilombola Cruz da Menina.

Em seu discurso inaugural, o Prefeito falou da sua luta para realizar aquela obra, boa parte com recursos próprios do município (e uma parcela do Governo Federal ainda está por vir e a obra entregue antecipadamente) e disse da sua importância para Dona Inês, que vai crescendo, tendo o cuidado com a população, principalmente a que mais precisa, aproximando o atendimento que tem caráter preventivo; criando as oportunidades de emprego e renda para os profissionais que lá trabalharão; e levando equipamento públicos para a periferia da cidade, que logo se tornará bastante central, pois ali já tem uma escola infantil, o matadouro e uma nova escola em construção.

 

Inauguração do PSF - Tapuio

A galeria de fotos está vazia.

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde, implementa o programa de Saúde da Mulher, com realizações de mamografias mensalmente na população feminina de 50 a 69 anos.

CADERNETA DA GESTANTE

Implementação nas ações da assistência ao pré-natal. Distribuição da nova caderneta de acompanhamento as gestantes e fichas perinatal.

COMBATE AO ZIKA VÍRUS

A Secretaria de Saúde realiza ações de combate ao Zika vírus transmitido por meio da picada do mosquito Aedes aegypti. O Mano Silva, da Funasa, foi às Escolas ajudar na conscientização dos alunos, usando sua experiência no combate a endemias.

INFLUENZA - VACINAÇÃO E PALESTRA 

Vacinação contra a influenza e palestra informativa sobre a importância da vacina, com os profissionais da saúde Maria Nísia (Nilsinha) e Adriana Nísia ao idoso do SCFV. O Dia D aconteceu no sábado e equipes da Saúde estiveram de prontidão para vacinar. Os PSFs também funcionaram de acordo com o planejamento.

AÇÕES DA SECRETARIA DE SAÚDE NA SEMANA DO BEBÊ

1 - Ações preventivas em saúde bucal nas creches durante todo dia na semana do bebê.

2 -  Intensificando as ações da primeira infância a partir da gestação na semana do bebê.

3 - Palestra com as gestantes na semana do bebê, com os temas: Cuidados na gestação, prevenção das DSTs, anticoncepção pós parto e riscos da gravidez precoce, ministrada pelo médico obstetra Humberto Evangelista.

4 - Ações lúdicas da Secretaria Municipal de Saúde na Semana do Bebê.

5 - Campanha de Vacina Influenza e intensificação de vacina em crianças de 0 a 5 anos 11 meses e 29 dias.

 

 

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE

A Prefeitura de Dona Inês, através da secretaria de Saúde, inicia de acordo com o cronograma, em todas as unidades de saúde do município, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que prossegue até dia 22 de maio. Em nove ( 09 ) de maio, sábado, acontecerá o Dia D da campanha, quando todas as Unidades Básicas de Saúde, (PSF) estarão realizando a vacinação .
A campanha de vacinação tem como população alvo os idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde , crianças na faixa etária de seis meses a 4 anos, gestantes, puérperas - mulheres no período até 45 dias após o parto -, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas, conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde. 
Popularmente conhecida como gripe, a influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Pode ser considerada uma doença de trato simples, mas pode levar a complicações graves e a óbito.

SAÚDE CONTRA A DENGUE:
No programa Dona Inês é Notícia, repercutimos o apelo da Secretária de Saúde Tarciana Nunes para a população fazer a sua parte no combate a dengue. Reforçamos aqui com o texto e as imagens que ajudam muito a entender o problema que já virou EPIDEMIA em alguns lugares do Brasil e está matando.
"A PREVENÇÃO É A ÚNICA ARMA CONTRA A DENGUE. A MELHOR FORMA DE SE EVITAR A DENGUE É COMBATER OS FOCOS DE ACÚMULO DE ÁGUA EM LOCAIS PROPÍCIOS PARA A CRIAÇÃO DO MOSQUITO TRANSMISSOR DA DOENÇA. PARA ISSO, É IMPORTANTE NÃO ACUMULAR ÁGUA EM LATAS, EMBALAGENS, COPOS PLÁSTICO, TAMPINHAS DE REFRIGERANTES, PNEUS VELHOS, VASINHOS DE PLANTAS, JARROS DE FLORES, GARRAFAS, CAIXAS D'ÁGUA, TAMBORES, LATÕES, CISTERNAS (ABERTOS) SACOS PLÁSTICOS E LIXEIRAS, ETC. O COMBATE A DENGUE NÃO É RESPONSABILIDADE APENAS DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS, MAS SIM DE TODA A POPULAÇÃO".
Participe, ajude, comprometa-se. O beneficiado é você, sua família, seus amigos.

SAÚDE - PRESTAÇÃO DE CONTAS

A Secretária de Saúde, Tarciana Lucena foi à Camara de Vereadores participar de Audiência Pública, onde prestou contas do 3º. Quadrimestre 2014. Diante dos Vereadores e da platéia, a Secretária falou dos recursos, dos gastos, das atividades e atendimentos, das práticas hospitalares, dos desafios, do que vem nos próximos tempos. Veja o arquivo com os dados, os números de atendimentos e tudo o que aconteceu na Saúde. Baixar.

AVISO DE EDITAL DA SAÚDE

A PREFEITURA MUNICIPAL DE DONA INES E O FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE - FMS, torna público para conhecimento de quem possa interessar, que no período de 22/12/2014 a 02/01/2015, das 07:00 as 11:00 horas  e das 13: 00 às 17 h., na sala da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Av. Major Augusto Bezerra, s/n, centro, nesta cidade de Dona Inês/PB, fará realizar inscrições para Seleção Pública Simplificada para os cargos de... Clique aqui:  EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº. 003/2014/PMDI/SAÚDE.

VACINAÇÃO CONTRA POLIO E SARAMPO

A Secretaria Municipal de Saúde de Dona Inês, iniciou Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo na ultima quinta feira dia (6). A imunização segue até o dia 28 deste mês em todos os postos de saúde. No caso da poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, devem ser vacinadas crianças de 6 meses a 4 anos onze meses e vinte nove dias. Na vacinação contra o sarampo, a faixa etária indicada é de 1 ano a 4 anos onze meses e vinte nove dias.

==================================================

PRESTAÇÃO DE CONTAS DA SAÚDE

A Secretaria de Saúde de Dona Inês realizou, em cumprimento à Lei Complementar nº. 141, de 13 de janeiro de 2012,  uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Vereadores, no dia 25 de agosto de 2014. A Secretária Tarciana Lucena e equipe fizeram uma prestação de contas ao Legislativo e à sociedade civil presente. Confira todas as informações baixando o slide e comprovando o excelente atendimento e trabalho realizado pela Secretaria. Clique Aqui para baixar o arquivo.

 

====================================================

MAIS CAPACITAÇÃO DOS AGENTES DE SAÚDE

Os Agentes Comunitários de Saúde receberam os certificados de conclusão do curso Caminhos do Cuidado, entregues pela Sec. de Saúde Tarciana Lucena, em cerimônia no Auditório da Prefeitura, que lhes confere mais conhecimentos e capacidade para prevenir e combater endemias.

=================================================

GESTAÇÃO, PARTO E DST

As Secretarias de Saúde e Assistência Social e Habitação do Município promovem mais um Ciclo de Palestra do Projeto Gestação Consciente da Humanização ao Parto, no qual o tema abordado foi DSTs e sexo seguro. Publico alvo, foram as gestantes do 1º ao 3º trimestre, realizado pela equipe multiprofissional NASF e ESF.

==============================================

 

SECRETÁRIA DE SAÚDE PARTICIPA DO CONASEMS NACIONAL

O Município de Dona Inês sendo representado no XXX Congresso Nacional dos Secretários Municipais de Saúde, XI Congresso Brasileiro de Saúde , Cultura de Paz e não Violência em Vitória - ES, pela Secretária de Saúde, Tarciana Lucena.

=======================================

CAMINHOS DO CUIDADO NO ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DE CRACK

Capacitação Caminhos do Cuidado no atendimento aos usuários de Crack e outras drogas visando melhorar a atenção a população alvo e seus familiares, por meio de formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde, em parceria com a instituição FIOCRUZ.

============================================

VACINAÇÃO DE CRIANÇAS CONTRA A GRIPE

Atenção, mamães!
Crianças menores de 5 anos poderão receber a vacina contra a gripe gratuitamente, entre entre 22 de abril a 9 de maio em todo o país. O dia nacional de mobilização será em 26 de abril.

=========================================

DIA MUNDIAL DA SAÚDE E ATIVIDADES FÍSICAS

A Secretaria de Saúde de Dona Inês promoveu um importante evento no Dia Mundial da Saúde e Atividades Físicas (07 de Abril), envolvendo crianças, jovens, adultos e idosos em atividades de preservação, cuidados básicos, informação e muito movimento. Palestras educativas, exames, atividades físicas e muita animação na Praça do Trabalhador, onde foram armadas tendas para dar suporte às atividades comandadas pela Secretária Tarciana Lucena.

=========================================

ACADEMIA DA SAÚDE

O Programa Academia da Saúde visa a contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de espaços públicos construídos com infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados para o desenvolvimento de práticas corporais; orientação de atividade física; promoção de ações de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar, bem como outras temáticas que envolvam a realidade local; além de práticas artísticas e culturais (teatro, música, pintura e artesanato). Seguindo os princípios norteadores do Sistema Único de Saúde (SUS). (fonte: MS)

Mais Informaçãos: https://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_academia_saude.php 

Andamento da obra em 15/03/2014

==============================================

VACINAÇÃO CONTRA HPV

Aconteceu o seminário de implantação da vacinação contra o vírus HPV visando combater doenças que atingem principalmente as mulheres. O seminário contou com as presenças das equipes da Saúde e da Assistência Social.

Os HPV são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 100 tipos diferentes de HPV, sendo que cerca de 40 tipos podem infectar o trato ano-genital.

A infecção pelo HPV é muito frequente, mas transitória, regredido espontaneamente na maioria das vezes. No pequeno número de casos nos quais a infecção persiste e, especialmente, é causada por um tipo viral oncogênico (com potencial para causar câncer), pode ocorrer o desenvolvimento de lesões precursoras, que se não forem identificadas e tratadas podem progredir para o câncer, principalmente no colo do útero, mas também na vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca.

Para saber tudo sobre o HPV, clique aqui.

=========================================

RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SAÚDE E EDUCAÇÃO

O edital de classificação final do processo seletivo público simplificado já está online e pode ser visto clicando no link abaixo. Quando abrir a página, clique em 'edital de classificação final'. Tem um para a saúde e um para a educação. Vai baixar o arquivo PDF. Depois é só abrir o arquivo e ver o resultado. Boa sorte!

Dona Inês, 01 de fevereiro de 2014.

Clique Aqui

=========================================

PREFEITURA MUNICIPAL DE DONA INÊS

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

 

AVISO DE EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº 02/2014 - SMS

 

Informações

===============================================

Campanha Outubro Rosa busca estimular detecção precoce do câncer

 
Para estimular a detecção precoce do câncer de mama, o Município de Dona Inês realiza campanha para conscientização das mulheres sobre o tema, reforçando as ações do movimento Outubro Rosa.
=============================================

PREPARAÇÃO PARA O COMBATE A HANSENÍASE

Reunião dos Agentes de Saúde para definir metas e ações para combater a hanseníase no município de Dona Inês.

Informações da Saúde

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE É ENTREGUE A POPULAÇÃO

29/09/2013 20:59

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE É ENTREGUE A POPULAÇÃO

 

A Comunidade de Serra do Sítio teve uma tarde de sábado, (28 setembro) para ficar na sua história, pois vivenciou a inauguração da ampliação e reforma do Posto de Saúde, realizada pelo Prefeito Antonio Justino e toda a sua equipe e presença maciça dos Vereadores da sua base de sustentação.


A comunidade local e vizinha, bem como muitos correligionários de outras comunidades atenderam ao chamado e foram conferir de perto as ótimas instalações realizadas ali e que deverão durar por muito tempo.


Na verdade, a unidade de saúde passou por uma ampla reforma e ampliação, mas não só. Recebeu equipamento novo em todas as suas salas - tudo material de primeira qualidade. Na parte física, destaque para o revestimento cerâmico das paredes até uma altura de 1,80m, que vai garantir limpeza e durabilidade além da imaginação. 


O evento contou com a organização da Secretaria de Administração (Jairo) e da Secretaria de Infraestrutura (Polaco) que transportaram os equipamentos, montaram o som, fizeram e serviram os lanches, distribuíram preservativos e deram todo o suporte necessário.


A Banda Marcial 17 de Novembro, do Colégio Humberto Lucena, abriu os trabalhos com uma apresentação muito bonita, executando algumas músicas sob o sol forte das 15 horas e estava sob o acompanhamento do Secretário Assis Barbosa.


A Secretária de Saúde Tarciana Lucena abriu a série de discursos apresentando a unidade de saúde para a população, fazendo uma fala técnica da sua representatividade e do seu uso daqui pra frente. A seguir os Vereadores Damásio Berto (da localidade), Denizard Idalino, Rosinha Bolachinha, Luís Alves, Dema Henrique, Edmilson (e também o seu irmão, ex-Vereador Herminho) e o Presidente da Câmara Demétrio Ferreira falaram, um a um, destacando o trabalho do Prefeito e o apoio que lhe dão na Câmara de Vereadores. O Vice-Prefeito João Idalino falou das importantes obras de Antonio Justino na região e fez um comparativo com prefeitos anteriores, pontuando obras e valor para a população, colocando o Prefeito atual em franca vantagem.


O povo foi se unindo e fechou todos os espaços para ouvir e aplaudir os discursos. Entre os presentes, destaques para os empresários Beto Vitorino e Wanderley, para os servidores aposentados Valderez e Chicute, para o coordenador de esporte Mano Silva e para professores, servidores municipais e profissionais da saúde que estavam por lá... e claro para todo o povo presente - crianças, jovens, adultos e anciãos.


Antonio Justino discursou falando da sua luta para trazer cada vez mais benefícios para a população. Lembrou dos discursos contrários dos adversários em 2008 e mostrou que realmente estavam errados, pois a sua eleição em 2009 e a reeleição em 2012 desmentiu totalmente aqueles governantes. Relembrou a extensa lista de realizações desse ano e daquelas que estão em andamento. E reafirmou que o trabalho continua e muito mais virá até o final do seu mandato.


Deu fim a suas palavras já convidando a população para os festejos da Emancipação Política, nos dias 15, 16 e 17 de novembro, quando o município completará 54 anos e inaugurará a Creche do conjunto Nova Conquista e realizará uma grande programação cultural.


A seguir foi descerrada a placa e inaugurado oficialmente o Posto de Saúde. Um lanche foi servido para todos, com refrigerante e salgadinhos. Havia também uma batida para quem aprecia. Um paredão se instalou diante do edifício, cercado por alguns comerciantes que aproveitaram para faturar e montaram tendas e espetinhos, e deu a tônica da alegria e da desenvoltura, enquanto todos curtiram mais uma jornada de sucesso da administração "Semeando um Futuro Melhor".

A Serra do Sítio dista uns 9 km da sede, localizada às margens da PB-103, e por isso uma das mais privilegiadas do município por ter facilidade de locomoção. Ao longo dos anos vai se formando uma vila dos dois lados do asfalto e a necessidade de infraestrutura se acentua. Já existe ali várias casas comerciais, uma igreja, matança de animais, um pequeno campo de futebol, uma escola e o posto de saúde.


Veja agora as fotos na Galeria e sinta como foi bacana o evento. Divulgue com os seus contatos da terrinha. O que é bom é para ser visto e propagado.