56 Anos Emancipação

CAROS MUNÍCIPES, 
 
ESTAMOS completando mais um ano da Emancipação Municipal, quando o Distrito (Vila) de Dona Inês se separou de Bananeiras. É uma data que todos os municípios do Brasil comemoram, porque significa quando passa a existir de verdade. 
Devido à crise hídrica (Dona Inês está na lista dos municípios paraibanos em Estado de Emergência devido a Seca) que assola o Nordeste mais uma vez e; devido à crise econômica Nacional que fez cair a arrecadação e repasses, e por isso afetar tudo e todos aqui no município, não realizamos uma festa como antes, com evento em praça pública animada por artistas contratados com cachês cada vez mais altos, caros.
Porém, graças ao constante trabalho que vem sendo realizado ao longo da administração, pudemos realizar algumas comemorações de peso e muito importantes para a nossa população. 
A seguir vamos apresentar tudo o que foi realizado no sábado 14 e domingo 15, para marcar de forma inesquecível esta data, que é motivo de orgulho para esta Terra, para este Povo.
 
PROGRAMA DONA INÊS É NOTÍCIA
 
O Sábado começou com o Programa Dona Inês é Notícia Especial de Aniversário, com o comando do Prefeito Antonio Justino, falando da data e convidando o povo a participar, e que recebeu no estúdio da Rádio, os Vereadores e ligações de ouvintes, falando da história do município e apresentando o Hino Municipal, de autoria de Maria e Dedé Borges, agora musicado e definitivo. Um hino que passeia por nossa história e servirá de homenagem, de orgulho e de testemunho do passado glorioso de Dona Inês. E o refrão não deixa nenhuma dúvida dos sentimentos do nosso povo, pois diz: 
 
"Nós te amamos Dona Inês!".
 
TORNEIO INÍCIO DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL
 
Sábado à tarde, o tradicional Torneio Início do Campeonato Municipal em sua 7ª. Edição reuniu 16 equipes [e aí lembramos dos tempos em que só havia duas equipes capazes (com organização, calçados e uniforme) de participar de um torneio e outras duas vinham de outros municípios] no Estádio Municipal, com a organização do Coordenador de Esportes Mano Silva. Hoje é muito diferente: As equipes receberam 'padrões' novos e puderam se apresentar da melhor forma, com roupa nova e bonita. Um torneio que teve a Portuguesa da Pimenta como campeã depois de decidir e vencer ao Barcelona na final. Os finalistas recebem troféu e começaram o campeonato mostrando que são candidatos ao título mais uma vez. 
   
 
ALVORADA E HASTEAMENTO DAS BANDEIRAS
 
O dia amanheceu cinzento, com prenúncio de chuva por cima da Mata do Seró. Minutos depois aconteceu uma neblina cobrindo toda a área e chegando até o Lajedo. Então veio o Sol ao som da Banda Marcial 17 de Novembro e desanuviou. A Banda, que foi premiada com um novo fardamento muito lindo, percorreu várias ruas da cidade fazendo a tradicional Alvorada e avisando com seus 'dobrões' que estamos comemorando mais um aniversário (não faltaram os foguetões tradicionais). Com as bandeiras municipal, estadual e nacional à frente e com o seu estandarte levados por lindas garotas, a Banda atraiu as pessoas para as portas de suas casas para vê-la passar e foi parar diante da Prefeitura Municipal, onde executou 5 músicas. Ali estavam o Prefeito, o Vice Prefeito, Secretários, Vereadores, Servidores refazendo o tradição e cidadãos que foram ver e testemunhar o momento (certamente alguns lembrando dos tempos que a Prefeitura era construída, que a avenida Major Augusto Bezerra era aberta e dos tempos dos discursos inflamados de outrora por Joaquim Cabral). Ao som do Hino Nacional, as 3 bandeiras subiram e ocorre ali um momento solene, importante, de lembranças e ações que todos trazemos marcados na pele e na memória, para sempre. E a seguir, foi servido um café da manhã para os jovens da Banda Marcial, para reporem as energias. 
 
MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS PELO ANIVERSÁRIO MUNICIPAL
 
A tradicional missa dominical foi em Ação de Graças pelo 56º. aniversário de Emancipação Política. Com a presença das autoridades e servidores e vendo vários idosos, é possivel fazer uma viagem ao passado e, ao tempo que oramos, elevamos louvores e agradecemos a Deus, lembramos dos missionários que por ali passaram e ajudaram a construir o município, a exemplo do Padre Zé Diniz, Padre José Floren, Padre Luiz Pescarmona e tantos outros, inclusive seus auxiliares. A missa foi presidida pelo Padre Anselmo, titular da Paróquia de Santa Inês e São Sebastião e seus ministros.
 
INAUGURAÇÕES DE OBRAS PÚBLICAS
 
Desta vez, as grandes atrações do Aniversário Municipal foram as Inaugurações de Obras, que vem para oferecer serviços para a população, não só durante o dia de festa, mas durante toda a vida. Serão relevantes serviços que ajudam a cada um na alimentação (Cozinha Comunitária), na saúde física e mental (quadra e academia), na saúde propriamente dita (UBS). Os benefícios dessas obras são incalculáveis, pois além das obras de cal e cimento que já deram emprego para ser construídas, agora darão emprego para os servidores e trarão os benefícios citados para a população, toda vez que elas precisarem. Esses benefícios já foram falados no rádio, no discurso das autoridades e vídeos mostrando os benefícios, durante a inauguração, mas muita gente não foi, não viu, não ouviu. Então reproduzimos abaixo um texto jornalístico para melhor informar:
 
O Prefeito Antônio ‪#‎Justino‬ que participou das entregas destacou que os equipamentos são extremamente necessários para garantir uma qualidade melhor de vida para o cidadão Donainesense. “Esses equipamentos garantem políticas públicas de ‪#‎mobilidade‬‪#‎educação‬‪#‎saúde‬ e bem estar. São equipamentos que melhoram a qualidade de vida do nosso povo.” Destacou.
O Chefe do executivo Municipal disse que a quadra de esportes vai permitir que a comunidade escolar tenha mais um equipamento para a prática do esporte. Disse que a academia de saúde vai atender a população que precisa de um espaço para a prática de atividades físicas e que a ‪#‎UBS‬ vai assegurar o atendimento à saúde da população que mora no Bairro Nova Conquista, que já tem uma creche, uma Escola Infantil e um Ginásio de Esportes. O Bairro ainda recebeu a ‪#‎pavimentação‬da Rua José Roberto Idalino, que dá acesso aos equipamentos.
Sobre a ‪#‎Cozinha‬ Comunitária, Antônio explicou que o equipamento público é indispensável na saúde alimentar do cidadão e informou que não será usado como restaurante popular, mas como um espaço que vai oferecer cursos para o processamento de alimentos e, posteriormente, distribuição de refeições para famílias carentes, que serão beneficiadas com o reforço alimentar.
 
Ao longo do tempo de construção, mostramos no site municipal as etapas de construção dessas obras, dizendo, inclusive tudo o que acontecia com as mesmas. E agora, em fotos mostramos que não são qualquer obra. São equipamentos públicos de qualidade, tanto a obra física quanto o mobiliário e que serão operados por pessoas qualificadas e prontas para prestar bom atendimento.
 
A Quadra da Escola Luquinha recebeu uma cobertura e virou um ginásio de esportes, recebeu um piso novo, da melhor qualidade e agora pode se dizer a melhor quadra do município e da região. 
 
A Academia da Saúde é um espaço nobre para os donainesenses irem em busca de exercitar o corpo, ponto de encontro, local para esfriar a cabeça com a paisagem, com o clima, com as atividades que em breve acontecerão ali. Localizada bem no novo centro, junto a Praça de Eventos, da Creche Maria Eugênia, do Ginásio Poliesportivo, do Cemcap, da UBS, será realmente palco de grandes acontecimentos.
 
A UBSF - Unidade Básica de Saúde da Família foi inaugurada no Bairro Nova Conquista. Era possível ver a alegria da Secretária Tarciana e auxiliares nos preparativos para o evento, pois poderão levar alegria e qualidade de vida para a população e acreditam nessa missão que desempenham. O povo de Dona Inês já está acostumado com as obras e grandes realizações. As fotos mostram esse equipamento de alta qualidade, tudo novo, para servir ao povo, bem pertinho de casa.
 
A Cozinha Comunitária agora é uma realidade. Sofreu diversos atrasos na execução e todos já sabem da história de atraso nos repasses e preços fora da realidade. Mas o Prefeito resolveu colocar a Cozinha pra funcionar com recursos próprios e dar-lhe uma finalidade ainda mais nobre, que é a preparação de 'cozinheiros profissionais', além de servir refeições para a população mais carente. Muito já falamos da Cozinha, mas hoje vamos mostrar os equipamentos que a forma, tudo novo, da melhor qualidade, feito para durar muito. Esperamos atender a população de forma a qualificar, a preparar para o mercado, para que venha a gerar emprego, novos negócios, crescimento para nosso município. É preciso pensar grande e longe, aproveitar os benefícios que aí estão. É preciso fazer a diferença e tirar proveito de um equipamento que só tem em Dona Inês - levando em conta a nossa região - e ter a melhor cozinha regional na mesa, no prato. Vamos ganhar fama e valorizar o que temos. Foi por isso que a Administração, o Prefeito, a Secretária Sofia Ulisses, os auxiliares vibraram. Foi mostrado um vídeo com as vantagens, com os benefícios, tudo miudinho para quem quiser crescer. Quem não foi, procure saber. Este equipamento é do povo, para servir ao povo.
Sobre a ‪#‎Cozinha‬ Comunitária, Antônio explicou que o equipamento público é indispensável na saúde alimentar do cidadão e informou que não será usado como restaurante popular, mas como um espaço que vai oferecer cursos para o processamento de alimentos e, posteriormente, distribuição de refeições para famílias carentes, que serão beneficiadas com o reforço alimentar.
 
O 3º. Encontro de Bandas de Fanfarras aconteceu no Espaço da Juventude, fechando os festejos do Aniversário de Emancipação Política com apresentações e música de orquestra. A Banda Marcial 17 de Novembro, a nossa anfitriã, recebeu bandas convidadas e todos juntos deram um show que encantou crianças, jovens e adultos que foram acompanhar esse momento solene. A Prefeitura concedeu troféus para as bandas e um certificado de participação.
A Banda Marcial 17 de Novembro, muito orgulhosamente, apresentou-se com o novo fardamento, de gala, arrancando elogios e admiração de todos que foram para o Encontro. Foi muito emocionante ver a garra dos componentes da BM17N como eles se nomeiam nas mídias sociais, ver a competência do maestro conduzindo essa Banda e a vibração da Secretária de Educação Ieda Freire, que se desdobra para realizar tão importante trabalho.
 
 
 
Cercado de autoridades e sua Equipe de trabalho, o Prefeito Antonio Justino deu por encerrado esse evento, lembrando que contou com a pavimentação de ruas de acesso aos Equipamentos inaugurados no Nova Conquista e agradecendo aos Servidores (Secretários Jairo, Polaco, Tarciana, Sofia, Ieda e suas equipes) que muito trabalharam para executar toda a programação com qualidade, beleza, forma e circunstância. Realmente dá um prazer, um orgulho, uma sensação de vitória muito grande, enorme, alcançar um objetivo e dessa vez foram 5 objetivos que podem ser multiplicados por 10 + 10, pois serão os benefícios múltiplos que virão no futuro.
 
No facebook, na Página Oficial da Prefeitura, lembramos ao longo da semana dos nossos mártires que contribuíram para o desenvolvimento, lembramos desse desenvolvimento com as fotos que mostram a cidade crescendo, recordamos com as fotos de famílias que aqui sempre estiveram antes e agora, e queremos renovar o nosso pacto de fazer esta terra sempre melhor, de desenvolver o relacionamento humano, de ajudar sobremaneira os mais carentes, de ir em busca de melhorias em todos os setores da sociedade e da terra. Hoje é o dia da nossa independência no papel, mas a independência acontece todos os dias através das nossas atitudes, das nossas posições, do nosso trabalho, da nossa tolerância, da nossa fé em Deus, da nossa cidadania e participação. Vamos em frente povo querido.
 
Resta-nos dizer PARABÉNS DONA INÊS. Continue no caminho do desenvolvimento, que representa melhorias para o seu povo. Lembrando que é necessário preservar o Meio-Ambiente e aproveitar as boas e justas oportunidades que surgem.
 
E repetir o refrão do nosso Hino, ao tempo que agradecemos aos autores citados.
 
"Nós te amamos Dona Inês"
 
Realização:
Prefeito Antonio Justino
Vice-Prefeito João Idalino
Secretários:
Jairo Teixeira
Sofia Ulisses
Iêda Freire
Carlos Polaco
Tarciana Nunes
Vereadores
Servidores
Convidados
 
 
Textos - Guilherme/Junior Campos
Fotos - Guilherme/Junior Campos/Facebook