Saúde

SECRETÁRIA: TARCIANA LUCENA

TELEFONE: 83 3377-1106

Rua Pedro Teixeira, 48 – Centro –

Dona Inês/PB CEP: 58.228-000

Fone: (083) 3377-1106, Fax: 3377-1058

CNPJ: 114204560001-27

E-mail: sms.dns@saude.pb.gov.br

             saude@pmdonaines.pb.gov.br

 

Objetivo:

A Secretaria de Saúde tem como objetivo promover assistência médico-hospitalar, odontológica,  profilaxias, campanhas sanitárias e epidemiológicas de prevenção, bem como instituir o atendimento e acolhimento humanizado ao usuário de saúde. Como também programar, analisar, executar e atualizar as Políticas Públicas de Saúde estabelecidas pelo Ministério da Saúde, além da articulação e coordenação de projetos e campanhas no âmbito municipal.
 

Serviços Implantados

1.     Atenção primária;

A  Estratégia de Saúde da Família (ESF)

 É  prioridade da Gestão  para a qualificação e melhoria do acesso da população ao SUS. Isto porque esta modalidade é capaz de resolver até 85% dos problemas de saúde da população, com ações realizadas por profissionais multidisciplinares – compostos por agentes comunitários, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal, enfermeiros, cirurgiões dentistas  e médicos.

 Temos implantado 100% de cobertura:

05 Equipes de Saúde da Família

05 Equipes de Saúde Bucal

 

2.     Núcleo de Apoio à Saúde da Família I ( NASF)

 

Atualmente regulamentado pela Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, configura-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família realizando atuação conjunta permite atingir discussões de casos clínicos, possibilitando o atendimento compartilhado entre profissionais tanto na unidade de Saúde como nas visitas domiciliares, facilitando a construção  de projetos terapêuticos de forma que amplia e qualifica as intervenções in-loco. Essas ações de saúde também podem ser intersetoriais, com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde. 

 

3.     Programa de Qualidade da Atenção Básica - PMAQ

O Programa possibilita ampliação do acesso e qualificação das ações da Atenção Básica em Saúde, considerada a porta de entrada mais efetiva e resolutiva para o Sistema Único de Saúde (SUS). O PMAQ foi instituído pela portaria de nº 1.654 GM/MS do dia 19 de julho de 2011. É produto de um processo de negociação e pactuação das três esferas de gestão do SUS. É um instrumento que tem como principal objetivo induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde. O processo de implementação foi organizado em quatro fases que se complementam e que conformam um ciclo continuo de melhoria do acesso e da qualidade da AB (Adesão e Contratualização; Desenvolvimento; Avaliação Externa; e Recontratualização).

 

4.      PSE  Programa de Saúde na Escola

O Município aderiu através do Termo de Compromisso e foi habilitado pela Portaria 3.014 de 20 de Dezembro de 2011­­­­­­­­­­

 

O PSE é um programa que envolve Saúde e da Educação, e constitui estratégia para a integração e a articulação permanente entre as políticas e ações de educação e de saúde, com a participação da comunidade escolar, envolvendo  intersetorialmente as equipes de atenção básica, prioritariamente as equipes de saúde da família, e da educação básica pública. Nesse contexto, as políticas de saúde e educação voltadas a crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública, uniram-se para promover o desenvolvimento pleno dos escolares no âmbito da avaliação das condições de saúde, promoção e prevenção às doenças e agravos de saúde, formação de jovens e qualificação permanente dos profissionais de saúde e educação.

 

5.     Educação Permanente

Atua na área de formação/capacitação através de cursos de pós-graduação, programas de especialização profissional, cursos  de aperfeiçoamento, cursos de educação priofissional e em atividades de extensão, de educação permanante e de educação contiuada, além de desenvolver  pesquisa  na área de saúde coletiva, erradicação do trabalho infantil, epidemiologia da violência, recursos humano em Saúde e desigualdades em Saúde. Atualmente temos profissionais da atenção primária realizando especialização em atenção básica na UFPB

 

6.     Vigilância em saúde

A Vigilância em Saúde tem como pressuposto não só a vigilância de doenças transmissíveis, mas também, a prevenção e o controle de fatores de risco de doenças não transmissíveis e riscos ambientais. Neste sentido, torna-se imperiosa a integração destas ações das Vigilâncias Sanitária, Epidemiológica, ambiental e em todos os níveis do Sistema Único de Saúde.

 

7.     Imunização

Realizamos  imunização em todos os Postos de saúde da rede municipal , oferecendo à população todas as vacinas preconizadas pelo calendário básico de imunização, do Programa Nacional de Imunização (PNI)

8.     Assistência Farmacêutica

 

Conjunto de ações voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde

individual e coletiva, que tem o objetivo de viabilizar o acesso e o uso racional dos medicamentos. Envolve a aquisição, distribuição, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização. Realizamos aquisição de acordo com portarias em vigências e Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME).

 

9.     Atenção a Urgência e Emergência

    Genericamente, situações de urgência são aquelas em que se verifica a possibilidade

de risco à saúde ou à vida do paciente e para as quais se faz necessário uma ação imediata, tendo em vista que omissões poderiam gerar danos irreversíveis. O  fluxo no município acontece a partir do encaminhamento da atenção básica, serviços especializados e demanda espontanea para Hospital Municipal Benjamim Gomes Maranhão. Visando cuidados  hospitalar na convalescença, recuperação e reabilitação.

   O serviço hospitalar tem capacidade instalada para 16 leitos, com clinicas: Médicas, Obstétricas, Pediátricas e Cirurgias. Atualmente com um quadro de profissionais  que prestam serviços 24 horas em sistema de plantões. Realizamos também atendimentos de urgências e emergências  e encaminhamentos nas ocorrências de alta complexidade para João Pessoa, Guarabira  de acordo com a programação pactuada Integrada (PPI) com referencia e contra-referências. Disponibilizamos de 2 unidades de  ambulâncias para os referidos encaminhamentos com uma estimativa de 3 encaminhamentos diários .

Procedimentos realizados:

Atendimentos de Urgências e Emergências;

Radiodiagnóstico 100 amperes;

Patologia Clinica;

Cirurgias;

Internações;

Partos;

 

10.Policlínica Municipal

A policlínica tem capacidade instalada para atendimentos ambulatórias em:

Consultas em Cardiologia;

Consultas em Dermatologia;

Consultas em Cirurgia Geral;

Consultas em Ginecologias;

Consultas em Psiquiatria;

Consultas em Pediatria;

Fisioterapia;

Psicologia;

Nutrição;

Pequenas Cirurgias

 

11.Diagnose

Endoscopia digestiva;

Colposcopia;

Eletrocardiograma;

Ecocardiograma;

Exames ultrassonograficos;

 

12.  Central de Marcação

Destinada ao agendamento de consultas, exames e procedimentos, a Central de Marcação tem como objetivo otimizar o atendimento e beneficiar o usuário do SUS.

Procedimentos referenciados a João Pessoa mensalmente

Consultas em Alergologia;

Consultas em Reumatologia Adulto e infantil;

Consultas em Hematologia;

Consultas em Proctologia;

Consultas em Nefrologia Adulto e Infantil;

Consultas em Cardiologia;

Consultas em Psiquiatria Asulto e Infantil;

Consultas em Pneumologia;

Consultas em Mastologia ( Cirurgia);

Consultas em Endocrinologia Infantil e Adulto;

Consultas em Avaliação e acompanhamento de Glaucoma;

Cirurgia em mastologia;

Cirurgia em Proctologia;

Cirurgia em Urologia;

Cirurgia em Pediatria;

Cirurgia em Cabeça o pescoço;

Tomografias computadorizadas;

Ressonâncias magnéticas;

Densitometria Ósseas;

Mamografias para rastreamento;

Espirometria;

Campimetria;

Ecocardiograma adulto e infantil;

Acompanhamento aos pacientes excepcionais ( FUNAD E APAE)

Guarabira

Procedimentos referenciados a Guarabira mensalmente, totalizando

Hemodiálise;

Consulta em Neurologia;

Consulta em Urologia;

Consulta em Reumatologia

Patologia Clinica;

Radiodiagnósticos;

Transfusões;

Ultrassonografia

Cirurgias eletivas

 

Recife

Procedimentos referenciados ao Hospital Altino Ventura  em  Tratamento Fora do Domicilio (TFD), totalizando em 15 encaminhamentos mensal

Estrabismo;

Glaucoma;

Cirurgias oftalmológicas de Alta Complexidade


13. Atenção Psicossocial

Saúde Mental – A prevalência de transtornos mentais é elevada na população do município. Temos ainda, o desafio de aumentar o acesso e a qualidade da atenção à saúde mental de forma paralela com a mudança do modelo anterior, que era baseado na internação em hospitais especializados. De acordo com o novo modelo adotado, a atenção à saúde mental deve ter base comunitária e territorial, avançando na redução do número de leitos hospitalares e na expansão da rede de serviços de atenção diária. Diante da situação aguardamos a portaria para implantação de um Centro de atenção Psicossocial ( CAPS) e contratamos um Psiquiatra  para o município

 

14. Banco de Dados

Cartão SUS

O Cartão SUS é um documento criado para facilitar o atendimento, pois agiliza o cadastro do usuário nas principais portas de entrada do SUS.

SIM

O Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM)

SINASC

Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC)

SISAGUA

 Sistema de Monitorização e Vigilância Sanitária das Águas.

BPA

Boletim de Produção Ambulatorial

SIAB

 Sistema de Informação da Atenção Básica

SISPRENATAL

Sistema de Acompanhamento do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento

GAL

Gerenciador de Ambientes Laboratoriais,

ESUS

É uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica 

SIVEP DDA

Sistemas de Monitoramento Diário de agravos

SINAN

Sistema de informações de Agravos e Notificações

LIRA

O Levantamento de Índice Rápido (Lira)

SISPNI

Sistema de Informação do programa Nacional de Imunização

MÓDULO AUTORIZADOR

É um instrumento de informatização hospitalar

HIPERDIA

Sistema de Cadastramento e. Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos

SISCAM

 Sistema de Informação do Câncer De Mulher

SARGSUS

Sistema de Apoio ao Relatório de Gestão 

SISPACTO

 Sistema pactuação de Diretrizes, Metas e. Indicadores

PSE

Programa de Saúde nas Escolas

QUALIFAR SUS

Qualificação da Assistência Farmacêutica 

SISMOB:

Sistema de Monitoramento de Obras