SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

Secretária: Iêda Freire

Acompanhe todas as informações da Secretária (também) no facebook.

=======================

CONSCIÊNCIA NEGRA

Foi realizada neste dia 10 de novembro uma confraternização com o grupo de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, na oportunidade foram visitados pontos turísticos da cidade de Passa e Fica/RN, tais como: Clube Society, o Mirante e o restaurante Lá no Sítio. Além disso, prestigiaram uma apresentação da Companhia de Dança e Cultura Popular Potiguar Macambirais que tem como objetivo levar a cultura popular por todo Brasil e vem fazendo esse trabalho há 10 anos. A Cia. Macambirais apresenta em seu espetáculo cênico as Danças do Coco-de-Roda, Ciranda, Queima da fulô, canto das Excelências, Dança do Araruna, Auto do Boi de Reis e Sequencia Nordestina de Danças de Salão. 

O evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) aconteceu no ginásio do colégio Senador Humberto Lucena, onde a Secretária Ieda Freire, a Diretora da Escola Irani Frazão e os professores das redes municipal e estadual realizaram todo um dia de trabalhos voltados para a importância da leitura e o envolvimento do alunado visitando o local e participando de práticas leitoras bastante interessantes, visando o bem-estar proporcionado pela leitura, a vivência com livros, experiências inusitadas e indução ao assunto através de exemplos variados (teatro, recitais, apresentações, brincadeiras, papo de roda, etc).

 

Os componentes da Confraria Sol das Letras que subiram a Serra foram Helder Moura (presidente e escritor), Juca Pontes (vice-presidente, poeta e editor), Solange Gualberto (poetisa) e Gustavo Guimarães (poeta), Livraria do Luiz (representada por Daniel).

A chegada na cidade aconteceu às 14 horas e foi servido, na Secretaria citada, onde houve a recepção alegre de Dorita Lima, que serviu um lanche rápido e entregou camisetas personalizadas do evento para os convidados. Depois todos seguiram para o local do evento. (A saída de João Pessoa foi às 11:30h, num carro fretado pela SEMEC e, um outro veículo, também fez o traslado).

O grupo chegou no evento no exato momento em que se fazia a entrega da premiação do Concurso de Leitura. Em seguida, exibiu-se um vídeo com um resumo das atividades da parte da manhã e foi formada a mesa com o tema “Ações da Confraria Sol das Letras para o Fortalecimento do Meio Literário na Paraíba“. Para a mesa foram convidados o poeta local Mariano Ferreira e o representante do Grupo Atitude, da cidade de Caiçara, Jocelino Tomaz. Os trabalhos foram moderados por G. G. Carsan, escritor local, que fizera a ponte SEMEC – Sol das Letras. Foram entregues lembrancinhas para os componentes e ‘certificado participação‘.

==============================================================================

 

ARRAIÁ DO LUCENA

Foi realizado no dia dia 17 de junho o Arraiá da Emef Senador Humberto Lucena nos turnos manhã, tarde e noite. Com apresentação de quadrilhas,, quadrilha improvisada, ciranda e muita diversão. Anarriê - alevantú é o Arraiá do Lucena 2016.
==========================================================================

FESTAS JUNINAS NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL

Foi realizada nesta sexta, dia 17/06/2016, no Ginásio Poliesportivo Municipal, as festividades juninas das escolas escolas municipais da zona urbana, com apresentações de quadrilhas protagonizadas pelos alunos das Escolas: E.M.E.I. Profa. Maria Eugênia, E.M.E.I. Luiza Teixeira, E.M. Governador Antônio Mariz, E.M. Mundo Encantado da Criança, E.M. Dr. José de Melo e E.M. Profa. Luquinha. 

==========================================================================

 

A Escola Municipal Professora Luquinha realizou no dia 03 de junho de 2016 nos turnos manhã e tarde uma palestra para os alunos e profissionais da educação sobre a Semana de Ação Mundial ‪#‎SAM2016‬. Pauta: O Segundo ano do Plano Nacional de Educação (PNE - Lei 13.005/2014), Sistema Nacional de Educação (SNE), o Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) e o Custo Aluno-Qualidade (CAQ). Contamos com a participação 70 (setenta) alunos e membros da unidade escolar.

ETAPA DOS JOGOS ESCOLARES DA PARAÍBA - DONA INÊS PB

 

A Prefeitura Municipal de Dona Inês e Secretaria de Educação e Cultura apoiaram a realização dos jogos escolares, modalidade Atletismo, que aconteceram hoje no Estádio Municipal, com a participação dos atletas do nosso Municipio e dos Municípios da regional de Guarabira. Uma honra receber e sediar pela primeira vez os jogos escolares. Parabéns Antonio Justino, professora Tayze Barbosa, escolas Humberto Lucena e Maria Ferreira. Obrigada aos colaboradores, Secretaria de Infraestrutura; Assistência; Finanças e Saúde.

A secretaria de Educação e Cultura parabenizar os atletas que participaram dos jogos escolares edição/2016 pelo empenho e conquistas! Agradecemos ao Prefeito Antonio Justino; professora Tayze Barbosa e seus colaboradores; as diretoras Irani Frazão e Maria do Livramento (Tinha); professores, merendeiras, auxiliares, tecnicos e motorista.

Conquistamos muitas medalhas, e temos muitos atletas classificados para etapa estadual. Além de termos índices para os Jogos da Juventude na etapa nacional. 

Agradeçemos aos pais pela confiança depositada em nosso equipe e a todos os atletas pelo empenho e dedicação.

20/05/2016

 

A Escola Municipal Professora Maria Eugênia  realizou Campanha de Vacinação Contra Influenza H1N1 2016. Está localizada na Rua Arão Lucas de Araújo, nº s/n bairro Nova Conquista, Dona Inês-PB - No turno da manhã e tarde. Em 19/05/2016.

SEMANA DE ENFRENTAMENTO AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

No dia 18 de maio, dando continuidade as acões voltadas a III Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, aconteceu Ato Público na Praça dos Trabalhadores, que seguiu em caminhada com trio elétrico animado por grupo musical até o Ginásio Poliesportivo onde houve apresentações de peça teatral do SCFV, paródias, poemas e poesias das Escolas Municipais Senador Humberto Lucena, Professora Luquinha e José de Melo, com premiações para as melhores produções. Na oportunidade, estiveram presentes representantes do CREAS, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e NUCA.

II SEMANA DO BEBÊ

Durante o período de 10 a 12 de maio, foi realizada a II SEMANA DO BEBÊ NO MUNICÍPIO DE DONA INÊS. Iniciando as comemorações, no dia 10/05 nos turnos manhã e tarde, a programação foi voltada para todas as escolas da rede municipal de ensino infantil, com exibição de filmes e gincanas. No dia 11/05 as ações aconteceram através da secretaria municipal de saúde, com palestras, verificação e atualização do cartão de vacina, avaliação antropométrica, busca ativa a microcefalia e aplicação de Flúor, em todos os PSF’s. No dia 12/05, finalizando a II Semana do Bebê, a culminância aconteceu no ginásio poliesportivo, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, em parceria das secretarias de Educação e Saúde. Houve Show Infantil com Patati, Patatá e Palhaço Alegria, entrega de Kits a Gestantes do Programa nascendo com Cuidados, a 2ª Edição do Bebê Sarado (referenciando a importância do aleitamento materno), desfile de Bebês de 07 meses a 02 anos, e muitas brincadeiras com Pula-pula, Piscina de bolinhas, dentre outros.

FARDAMENTO PARA A REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Dia 04.04.2016, o Prefeito Antônio Justino entregou fardamento escolar a 2.100 alunos matriculados nas Escolas Municipais de Dona Inês. Compromisso que se renova. Atenção que vai além. Fardamento escolar significa agrupamento, entrosamento, identidade, economia, dignidade, segurança e atenção.

 

                                   =========================

SEMANA DA PÁSCOA NAS ESCOLAS

A Semana da Páscoa (2016) foi comemorada nas escolas da Rede Municipal com eventos aludindo a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Aconteceram as palestras, louvores, entrega de ovos, muita criança brincando, feliz, aprendendo o significado dessa época.

ALUNADO CONTRA A DENGUE

As turmas do 4º. ano da Escola Municipal de Ens. Fundamental Drº. José de Melo, no dia 03  março 2016, realizaram uma volta na escola, procurando identificar potenciais problemas relacionados à dengue: possíveis focos de acúmulo de água parada, casas desprotegidas contra os mosquitos, etc. Identificando junto com os alunos e propondo soluções e medidas profiláticas para cada situação, de forma a evitar a disseminação da doença.

MULHERES EM SESSÃO ESPECIAL DA CÂMARA DE VEREADORES

Dia 14 de março de 2016, a convite do Presidente da Câmara, Demétrio Ferreira, as profissionais do Atendimento Educacional Especializado-AEE, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, ministraram palestra com o tema: A importância do papel da mulher na família na perspectiva de inclusão. As mulheres tomaram todos os assentos da Câmara e ouviram atentamente as palestrantes, entre elas, a Secretária Iêda Freire. 
                                 =====================

ALUNADO PERFILADO PARA EXECUÇÃO DOS HINOS

A Emef Senador Humberto Lucena iniciou nesta sexta no turno tarde (26-02-2016) a cantar com os alunos o Hino Nacional e o Hino de nosso Município. Foi uma experiência muita proveitosa . Este momento cívico é muito importante. É preciso trabalhar esta conscientização, pois sabemos o quanto se faz necessário para nós e nossos alunos, família.

                                                       ====================================

KIT ESCOLAR PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

Prefeito Antonio e Secretária Iêda na Entrega do Kit Escolar a mais de 2.000 alunos da Rede Municipal de Ensino, neste início de ano letivo de 2016 em Dona Inês PB.

                                                                            =====================

AVALIAÇÃO DE APRENDIZADO DOS ALUNOS

Nesta quarta feira, dia 17, a Secretaria Municipal de Educação realizou em toda a rede a Avaliação Diagnóstica, com o objetivo de detectar os problemas na aprendizagem dos alunos. Na Escola Municipal Senador Lucena a Avaliação Diagnóstica foi realizada nos turnos manhã e tarde.

 

                                                      =================================

ACOLHIMENTO DOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO

A Escola Municipal Senador Humberto Lucena recebeu no dia 11 de fevereiro/16 os alunos dos 7º, 8ºs 3 9ºs . Na oportunidade foram repassadas as normas da escola, as orientações para o ano letivo, como também muita diversão. Tarde maravilhosa.

ALENDÁRIO DE REUNIÕES DE PAIS E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura vem por meio deste, divulgar para toda a população, especialmente para os pais de alunos matriculados nas Escolas da Rede Municipal de Ensino, o calendário das reuniões inerentes ao início do ano letivo.

 

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura vem por meio deste, divulgar para toda a população, especialmente para os pais de alunos matriculados nas Escolas da Rede Municipal de Ensino, o calendário das reuniões inerentes ao início do ano letivo.

 

I ENCONTRO PEDAGÓGICO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO 2016

Realizou-se, hoje, no Centro Municipal de Capacitação de Professores (CEMCAP), com a participação de 90 (noventa) profissionais da educação, o I Encontro Pedagógico da Rede Municipal de Ensino. Abaixo, segue a programação de hoje e dos demais dias com atividades que integram a Semana Pedagógica da nossa Rede de Ensino.

 

I ENCONTRO PEDAGÓGICO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO 2016
Local: Centro Municipal de Capacitação de Professores – (CEMCAP).
Data: 01 e 02 de fevereiro de 2016.
Período Bimestral: 11/02/2016 a 28/04/2016 (52 dias letivos).
Horário: 8:30h.
Público Alvo: noventa profissionais da educação.
Objetivos:
• Realizar a abertura oficial do ano letivo 2016.
• Repassar os informes da Rede Municipal de Ensino.
• Entregar o Certificado dos Professores do PNAIC 2015 e do E-Proinfo.
• Avaliar e coletar sugestões sobre o planejamento semanal.
• Apresentar a distribuição do quadro de profissionais da educação.
• Estudar: as Diretrizes Instrucionais da RME, Projeto Político Pedagógico (PPP) e Regimento Interno das Unidades da Rede Municipal de Ensino para o ano letivo 2016.
• Capacitar os professores para trabalhar os gêneros linguísticos que serão abordados pela Olimpíada de Língua Portuguesa.
• Orientar os professores na elaboração de um plano de ação sobre: a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) e Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).
• Elaborar o planejamento bimestral e as sequências didáticas da primeira semana de aula.
• Planejar a organização do espaço escolar para o início das atividades letivas.
PROGRAMAÇÃO DO TURNO MATUTINO
1º Dia: Segunda-feira: 01/02/2016.
• 1º Momento – 08:30: Credenciamento, assinatura de frequência e registro fotográfico.
• 2º Momento – 08:45: Composição da Mesa: (Prefeito, Secretária de Educação, Presidente do Conselho Municipal de Educação, Membro da Coordenação Pedagógica da SEMEC).
• 3º Momento – 08:50: Execução dos Hinos: Nacional Brasileiro e Municipal.
• 4º Momento – 09:00: Fala dos membros da Mesa e informes e distribuição do corpo docente.
• 5º Momento – 09:30: Entrega dos Certificados dos Professores do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e do E-Proinfo.
• 6º Momento – 09:45: Entrega de questionário para avaliar e sugerir a sistematização do Planejamento Semanal.
• 7º Momento – 11:00: Encerramento dos trabalhos pelo turno matutino.
PROGRAMAÇÃO TURNO VESPERTINO
1º Dia: Segunda-Feira: 01/02/2016.
• 1º Momento – 13:00: Assinatura da frequência vespertina.
• 2º Momento – 13:10: Estudo das Diretrizes da Rede Municipal de Ensino 2016.
1ª Fase no CEMCAP.
2ª Fase na sala de reunião da SEMEC.
• 3º Momento – 13:45: Estudo do Regimento Interno da Unidade de Ensino.
1ª Fase no CEMCAP.
2ª Fase na sala de reunião da SEMEC.
• 4º Momento – 14:45: Lanche.
• 5º Momento – 15:00: Estudo do Projeto Político Pedagógico 2016.
Área I: Escola Antonio Mariz.
Área II: Escola Antonio Mariz.
Área III: Escola Antonio Mariz.
Antonio Mariz: Escola Antonio Mariz.
Dr. José de Melo: Antonio Mariz.
Cozinha: Sala de reunião da SEMEC.
Professora Luquinha: Escola Mundo Encantado.
Mundo Encantado: Escola Mundo Encantado.
Creche Luíza Teixeira: Creche Maria Eugênia.
Creche Maria Eugênia: Creche Maria Eugênia.
Humberto Lucena: CEMCAP.
• 6º Momento – 17:00: Encerramento do 1º dia de trabalho.
PROGRAMAÇÃO DO TURNO MATUTINO
2º Dia: Terça-Feira: 02/02/2016.
• 1º Momento – 07:00 - Assinatura da frequência matutina.
• 2º Momento – 07:15 – Apresentação da OLP:
• Início da capacitação da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa (Professores da 1ª Fase e Professores de Língua Portuguesa) formadora Lucijane Araújo.
• 3º Momento – 07:45 - Oficina I - A Produção textual em sala de aula.
• 4º Momento – 8:45 - Café
• 5º Momento – 9:00 - Oficina II - Por que trabalhar com sequência didática?
• 6º Momento – 10:00: Oficina III - O Passo-a-Passo da sequência didática.
• 7º Momento – 11:00: Encerramento das atividades do turno matutino.
PROGRAMAÇÃO DO TURNO VESPERTINO
2º Dia: Terça-Feira: 02/02/2016.
• 1º Momento – 13:00 – Assinatura da frequência vespertina.
• 2º Momento – 13:15 – Oficina IV - A importância da construção do texto coletivo.
• 3º Momento – 14:15 – Oficina V - Revisar o dito e o escrito.
• 4º Momento – 15:15 – Lanche.
• 5º Momento – 15:30 – Oficina VI - O caminho das pedras.
• 6º Momento – 16:30 – Encerramento das atividades do 2º dia.
PROGRAMAÇÃO DO TURNO MATUTINO
3º Dia: Quarta-Feira: 03/02/2016.
• 1º Momento – 07:00 - Assinatura da frequência matutina.
• 2º Momento – 07:15 – Secretária de Saúde vai orientar sobre as diversas possibilidades que as escolas poderão estar trabalhando sobre o combate ao Aedes Aegypti e sobre as doenças transmitidas por este mosquito.
• 3º Momento – 07:45 - Orientação da Sistematização do Planejamento Bimestral.
1ª Fase no CEMCAP;
2ª Fase no Antonio Mariz.
• 4º Momento – 08:45 - Café
• 5º Momento – 09:00 – Continuação do Planejamento Bimestral.
• 6º Momento – 11:00 – Encerramento das atividades do turno matutino.
PROGRAMAÇÃO DO TURNO VESPERTINO
3º Dia: Quarta-Feira: 03/02/2016.
• 1º Momento – 13:00 – Assinatura da frequência vespertina.
• 2º Momento – 13:00 – Orientação para a elaboração das sequências didáticas das primeiras semanas de aula
1ª Fase no CEMCAP;
2ª Fase no Antonio Mariz.
• 3º Momento - 15:15 – Lanche.
• 4º Momento – 15:30 – Planejamento da organização do espaço escolar para o início das atividades letivas.
• 5º Momento – 16:30 – Encerramento das atividades do 3º dia.
PROGRAMAÇÃO DO 4º Dia: Quinta-Feira: 04/02/2016.
Atividades na escola que será encabeçada pelo gestor escolar e ou coordenador de área.
PROGRAMAÇÃO DO 5º Dia: Sexta-Feira: 05/02/2016.
Reuniões de pais nas escolas.
Dona Inês PB, 30 de janeiro de 2016

======================================================

 

REUNIÃO DA EDUCAÇÃO

No dia 29 de de janeiro de 2016 no auditório da SEMEC, foi realizada a primeira reunião de gestores e coordenadores com o objetivo de elaborar e sistematizar a semana pedagógica das escolas da Rede Municipal de Ensino de Dona Inês que se inicia com o I Encontro Pedagógico.

========================================================================

UNIVERSALIZAÇÃO DA ESCOLA

Em 26 de janeiro de 2016, foi realizada, no auditório da Prefeitura de Dona Inês, uma reunião com os agentes comunitários de saúde com o objetivo de firmar uma parceria intersetorial, considerando a Meta 01 do Plano Municipal de Educação em universalizar a Pré-Escola em âmbito municipal. A busca ativa de crianças entre 4 e 5 anos fora da escola será compartilhada com todas as secretarias do município. Os agentes de saúde têm um papel importantíssimo nesse processo por conhecerem as famílias das áreas que atuam.

======================================================================

    REUNIÃO COM MOTORISTAS ESCOLARES

Em 26 de janeiro de 2016, foi realizada uma reunião, na SEMEC, com os motoristas da educação com o objetivo de organizar o itinerário dos transportes escolares da Rede Municipal de Ensino.


========================================================

MATRÍCULAS 2016 PARA NOVATOS E QUEM NÃO FEZ PRÉ-MATRÍCULA

LISTA DOS CLASSIFICADOS DA SELEÇÃO DE ALFABETIZADORES (AS) E COORDENADORES (AS) DO BRASIL ALFABETIZADO
 
Nº        NOME DO (A) CANDIDATO (A)        FUNÇÃO             CASSIFICAÇÃO         ORDEM
 
1.    José Renan de Melo                           Coordenador          CLASSIFICADO                 2º
 
2.    Josenilson de Araújo Moreira             Coordenador              APROVADO                  4º
 
3.    Lucijane Araújo da Silva                    Coordenadora         CLASSIFICADO                 1º
 
4.    Márcio Delfino Campos                       Coordenador              APROVADO                 6º
 
5.    Maria das Vitórias Santos Silva         Coordenadora             APROVADO                   5º
 
6.    Maria do Socorro de Andrade Silva   Coordenadora             APROVADO                  7º
 
7.    Renata Lúcio de Oliveira Araújo        Coordenadora             APROVADO                  3º
 
8.    Adelane Daniel de Sousa                  Alfabetizadora             APROVADO                 41º
 
9.    Adriana Rodrigues de Lima                Alfabetizadora             APROVADO               36º
 
10.  Aline Barbosa dos Santos                  Alfabetizadora             APROVADO                35º
 
11.  Amanda da Silva Alves                      Alfabetizadora         CLASSIFICADO               20º
 
12.  Ana Cristina Paulino de Andrade       Alfabetizadora         CLASSIFICADO               19º
 
13.  Analice Esperidião da Silva               Alfabetizadora             APROVADO                 34º
 
14.  Anderson Esperidião da Silva             Alfabetizador              APROVADO                33º
 
15.  Andréa Alves dos Santos                   Alfabetizadora         CLASSIFICADO                 1º
 
16.  Andréa Pereira da Silva Melo            Alfabetizadora         CLASSIFICADO                18º
 
17.  Antonelles Michael P. de Araújo        Alfabetizador              APROVADO                  32º
 
18.  Auricélia Moreira de Menezes           Alfabetizadora         CLASSIFICADO                   2º
 
19.  Daiana Silva de Araújo                      Alfabetizadora         CLASSIFICADO                  8º
 
20.  Davi João da Silva                             Alfabetizadora         CLASSIFICADO                10º
 
21.  Edna Maria de Oliveira                      Alfabetizadora             APROVADO                  38º
 
22.  Elizete Alves de Morais                      Alfabetizadora         CLASSIFICADO                  9º
 
23.  Expedita Márcia de Lima Silva           Alfabetizadora             APROVADO                  36º
 
24.  Felipe Targino Emiliano                      Alfabetizador              APROVADO                 26º
 
25.  Gesair Sousa de Assis                       Alfabetizadora         CLASSIFICADO                 11º
 
26.  Gilberto dos Santos                            Alfabetizador              APROVADO                 25º
 
27.  Gracilene Costa de Lima                    Alfabetizadora         CLASSIFICADO                12º
 
28.  Itamara Pereira de Assis                    Alfabetizadora         CLASSIFICADO                  3º
 
29.  Ivonete Luciano da Silva                    Alfabetizadora         CLASSIFICADO               13º
 
30.  Jéssica Kimberly Matias de Oliveira     Alfabetizadora         CLASSIFICADO               14º
 
31.  Jéssica Rayane Cosme dos Santos   Alfabetizadora             APROVADO                   23º
 
32.  Joana Cristina Lima de Moraes         Alfabetizadora             APROVADO                   29º
 
33.  Josefa Aline da Silva Alves                Alfabetizadora             APROVADO                   31º
 
34.  Josefa Bruna de Oliveira                    Alfabetizadora         CLASSIFICADO                  4º
 
35.  Jussara da Silva Araújo                     Alfabetizadora             APROVADO                  30º
 
36.  Lucivania Rodrigues de Sales           Alfabetizadora             APROVADO                   28º
 
37.  Maria Betania da Silva                       Alfabetizadora         CLASSIFICADO                 15º
 
38.  Maria da Paz dos Santos Barbosa    Alfabetizadora         CLASSIFICADO                   16º
 
39.  Maria das Graças Agostinho Alves    Alfabetizadora             APROVADO                    37º
 
40.  Maria Valdene Silva de Oliveira         Alfabetizadora             APROVADO                   40º
 
41.  Maria Vitória Agostinho da Silva        Alfabetizadora             APROVADO                  27º
 
42.  Marinalva Freire de Assis                  Alfabetizadora             APROVADO                   24º
 
43.  Marli Fontes da Silva Matos               Alfabetizadora         CLASSIFICADO                  5º
 
44.  Raliane de Sousa Campos                Alfabetizadora         CLASSIFICADO                   6º
 
45.  Robson Matias Bezerra                      Alfabetizador              APROVADO                  39º
 
46.  Santana da Silva Teófilo                    Alfabetizadora         CLASSIFICADO                  7º
 
47.  Silvania Camilo Alexandre                 Alfabetizadora             APROVADO                  22º
 
48.  Sônia Ferreira da Silva                      Alfabetizadora             APROVADO                  21º
 
49.  Valdeclécia de Assis do Vale
Santos                                                     Alfabetizadora         CLASSIFICADO                17º
 
TOTAL DE INSCRITOS:
 
   COORDENADORES (AS): 07
   ALFABETIZADOR (A) – ZONA URBANA: 14
   ALFABETIZADOR (A) – ZONA RURAL: 28
 
Dona Inês/PB, 18 de dezembro de 2015.
 
 
Rua Pedro Ferreira de Araújo, s/n – Nova Conquista – Dona Inês/PB CNPJ Nº 08.782.146/0001-48
Fone: (83) 3377-1027; Site: www.pmdonaines.pb.gov.br
 

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA ALFABETIZADORES E COORDENADORES DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO

 

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SEMEC, do Município de Dona Inês, Estado da Paraíba, torna pública a realização do PROCESSO SELETIVO DE PROFISSIONAIS PARA ATUAREM NO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO, modalidade Educação de Jovens e Adultos, com 20 Alfabetizadores e 2 Coordenadores, com duração de 08 (oito) meses, de acordo com o cronograma do Programa para o Ciclo 2015. As inscrições serão de 25 a 30 de Novembro de 2015. Veja o EDITAL nº 02/2015.pdf.

 

===========================

   SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

PROGRAMAÇÃO DAS MATRÍCULAS PARA 2016

AVISO

 

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura vem por meio deste divulgar para a população em geral, especialmente a todos os pais e responsáveis por alunos da Rede Municipal de Ensino, o calendário de pré-matrículas para o Ano Letivo 2016.

Ressaltamos que para a efetuação da matrícula os pais e responsáveis devem trazer as cópias dos seguintes documentos do aluno: Registro de Nascimento, do Cartão do SUS, 01 foto 3x4, como também da Carteira de Identidade, do CPF e da Reservista, para os alunos que já possuem os referidos documentos.

ESCOLAS DA ZONA RURAL:

ESCOLAS DA ÁREA 01 (E.M. Prof.ª Ana Lúcia da Silva Fernandes, E.M. Prof.ª Elizabete Guedes de Lima, E.M. Severino Félix de Lima e E.M. Prof.ª Josefa Vicente dos Santos) – As matrículas serão realizadas na Secretaria Municipal de Educação, nos dias: 10, 11 e 12/11/2015;

ESCOLAS DA ÁREA 02 (E.M. Dr. Flaviano Ribeiro, E.M. Dr. Flávio Ribeiro, E.M. Pedro Davino de Araújo e E.M. Vereador José Cândido de Araújo) – As matrículas serão realizadas na Secretaria Municipal de Educação, nos dias: 13, 18 e 19/11/2015;

ESCOLAS DA ÁREA 03 (E.M. Poeta João Galdino de Oliveira, E.M. Prof.ª Cícera Ferreira da Silva, E.M. Deputado Adauto Pereira e E.M. Prof.º Odilon Matias de Araújo) – As matrículas serão realizadas na Secretaria Municipal de Educação, nos dias: 20, 23 e 24/11/2015;

Esc. Mul. Ens. Fund. Professora Maria Ferreira da Costa Oliveira (Sítio Cozinha) – As matrículas serão realizadas na própria Escola, nos dias: 10 à 13/11/2015 para os alunos que já estudam na Escola; e nos dias: 19, 20, 23 e 24/11/2015 para os alunos novatos;

E.M. Educador Paulo Freire (Sítio Cruz da Menina) – As matrículas serão realizadas na própria Escola, nos dias: 10 à 13/11/2015, no turno da tarde;

ESCOLAS DA ZONA URBANA:

Esc. Mul. Ens. Fund. Senador Humberto Lucena – As matrículas serão realizadas na própria Escola, nos dias: 10 e 11/11/2015 para os alunos que estudam o 6º Ano; 12 e 13/11/2015 para os alunos que estudam o 7º ano;

19 e 20/2015 para os alunos que estudam o 8º Ano; e 23 e 24/11/2015 para os alunos novatos.

E.M. Professora Luquinha – As matrículas serão realizadas na própria Escola, no período de: 10 a 13, 19 e 20/11/2015 para os alunos que estudarão o 5º Ano;

E.M. Dr. José de Melo - As matrículas serão realizadas na própria Escola, no período de: 10 a 13 e 18 a 20/11/2015 para os alunos que estudarão o 4º Ano;

E.M. Mundo Encantado da Criança – As matrículas serão realizadas na própria Escola, no período de: 10 a 13 e 18 a 20/11/2015 para os alunos que estudarão o 3º Ano;

E.M. Governador Antonio Mariz – As matrículas serão realizadas na própria Escola, no período de: 10 a 13 e 18 a 20/11/2015 para os alunos que estudarão o 1º e o 2º Ano;

Esc. Mul. Ens. Inf. Prof.ª Maria Eugênia – As matrículas serão realizadas na própria Escola, no período de: 10 a 13 e 18 a 20/11/2015 para os alunos com idade de 2, 3, 4 e 5 anos;

Esc. Mul. Ens. Inf. Luiza da Costa Teixeira – As matrículas serão realizadas na própria Escola, no período de: 10 a 13 e 18 a 20/11/2015 para os alunos com idade de 3, 4 e 5 anos;

Iêda Freire do Nascimento

Secretária Municipal de Educação e Cultura

Mat. Nº 314

==========================

3ª Reunião Bimestral de Pais e Mestres

A Escola Municipal Dr.º José de Melo realizou ontem dia 20/10/2015 a 3ª Reunião Bimestral de Pais e Mestres, com a presença de Secretária Ieda Freire. Com a seguinte pauta:
• Questionário de Avaliação;
• Frequência escolar;
• Caixa de sugestões; 
• Reforço escolar; (avanço);
• Convite para a festa do dia das crianças;
• Apoio dos pais na escola; (sua presença é importante na escola);
• Pré- Matricula, na primeira semana de Outubro;

Ações Pedagógicas Realizada na escola neste 3º Bimestre.

Culminância Dia dos Pais; (Almoço no Ginásio);
Visita ao Museu ( Dia do Estudante);
Gincana trabalhando o teme dia do folclore;
Semana do Atleta na escola; 
Simulação de Mercadinho com a turma de 1º ano,
Gincana pedagógica inclusiva;
Semana do Dia da Criança; (comemorado na escola);
Cotação de História do SCFV.

=============================

 

Contação de Histórias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

A Escola Municipal Dr.º José de Melo recebeu dia 19/10/2015 pela manhã o grupo Contação de Histórias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, objetivando incentivar as crianças o prazer da Leitura. Queremos agradecer a Senhora Sofia Ulisses, Secretária de Assistência Social e Habitação pela parceria, a Coordenadora Letice França, os Oficineiros Felipe, Francisco e Vanessa e aos Usuários pela belíssima apresentação. Foram atendidos 40 alunos no turno da manhã.

=========================

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

Prefeitura Municipal de Dona Inês disponibilizará transporte para os estudantes que farão a prova do ENEM 2015

A prefeitura Municipal de Dona Inês disponibilizará onibus nesta Sexta-feira, 30 outubro, para os estudantes que vão fazer as provas do ENEM 2015 nas ciades de Bananeiras e Guarabira. Os ônibus estarão saindo da Praça do Trabalhador às 9:30h da manhã. O candidato que utilizará o transporte não precisa se cadastrar previamente, bastando se dirigir à praça na data e hora marcadas.

=======================
 

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DO CENSO ESCOLAR 2015

 

A Secretária Municipal de Educação e Cultura, do Município de Dona Inês, Estado da Paraíba, no uso de suas atribuições legais, divulga/publica o Resultado Final do PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO POR EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO DE RECENSEADORES, PARA ATUAREM NA REALIZAÇÃO DO CENSO ESCOLAR 2015.

EDITAL 07_2015, Publicação do RESULTADO FINAL DO CENSO.pdf

 

========================

 

 

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

DONA INÊS TEM EDUCAÇÃO DE 2º. LUGAR NA PARAIBA

O que é o IOEB?

O IOEB é o índice de oportunidades da educação brasileira, O IOEB foi desenvolvido por Reynaldo Fernandes, ex-presidente do INEP e autor do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), e por Fabiana de Felicio, que foi diretora de estudos educacionais do INEP.Ele é uma inciativa do Centro de Liderança Pública com o apoio do Instituto Península, da Fundação Lehmann e da Fundação Roberto Marinho.

O IOEB mede em uma escala de 0 a 10, a possibilidade de os Municípios e Estados brasileiros oferecerem melhores oportunidades para crianças e adolescentes em toda a educação básica. O indicador é composto de outros sete componentes: Ideb nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, taxalíquida de matrícula do ensino médio, escolaridade dos professores, número médio de horas aula/dia, experiência dos diretores e taxa de atendimento na educação infantil.

Com nota 4,9, Dona Inês conquistou o 2º lugar entre as cidades avaliadas da Paraíba, índice superior ao da Capital João Pessoa (4,0) e do Brasil (4,5). Ocupando a posição 1185º no ranking do Brasil, superando por exemplo a capital São Paulo.

Comparação entre o ideb e o ioeb

O Ideb é parte do IOEB. Juntos, os dois índices pretendem ser complementares no momento em que capturam dimensões diferentes e integrantes da educação. Enquanto o Ideb está focado nas escolas e captura apenas os alunos que participam de alguma rede de educação, o IOEB usa o estado ou município como unidade de análise e captura os alunos de todas as redes e também aquelas crianças em idade escolar, mas que estão fora da escola.

A partir do IOEB, podem-se pontuar aqueles municípios e estados que bem utilizam os recursos que dispõem para a educação.

Aliando o IOEB, um indicador abrangente e que engloba todo o cenário da educação, com o Ideb, um indicador focado em cada uma das escolas de determinada localidade, tem-se uma visão geral quanto à educação oferecida por determinado município e uma indicação de quais são as reais fraquezas da educação oferecida.

Ranking das três melhores cidades do Estado da Paraíba

 
            Esse resultado no município de Dona Inês também é reflexo da política educacional do Município, que tem como fundamento a valorização dos profissionais da educação através do plano de Cargos e Carreiras, o qual é um dos melhores da região. Como também através da formação continuada dos professores e gestores da rede municipal de ensino, o fortalecimento da gestão escolar, a adoção de práticas de avaliação interna e a oferta de infraestrutura de qualidade.

Fontes:

www.ioeb.org.br

https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,cidades-menores-oferecem-melhores-oportunidades-de-educacao--mostra-ioeb,1776386

https://blog.sobral.ce.gov.br/2015/10/sobral-tem-melhor-indice-de.html

======================

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

A SEMEC realizou com sucesso o IV Encontro Pedagógico 2015. Veja a programação executada:

IV – ENCONTRO PEDAGÓGICO 2015
Local: Escola Municipal Senador Humberto Lucena.
Data: 05 de outubro de 2015.
Período Bimestral: 06/10/2015 a 22/12/2015 (51 dias letivos).
Horário: 7:00h.
Público Alvo: cento e quatorze profissionais da educação.
Objetivos:
Divulgar as principais ações administrativa e pedagógica da Rede de Ensino;
Promover oficinas de orientação metodológica para a educação infantil anos iniciais do ensino fundamental em matemática;
Elaborar o plano bimestral em consonância ao PPP.
PROGRAMAÇÃO
07:30 – 1º Momento – Abertura.
Composição da Mesa: (Irani Frazão (Diretora Escolar); Ieda Freire (Secretária de Educação; Maria José (Presidente do Conselho Municipal de Educação); Antônio Justino (Prefeito).
Uso da Palavra: mesma ordem de composição da mesa.
Desfazer a mesa: após o uso da palavra dos membros.
07:45 – 2º Momento – Apresentação das Ações Realizadas durante a Semana da Pessoa com Deficiência. (Débora e Matem).
Dinâmica voltada para inclusão; (Débora)
Slides; (Dèbora)
Entrevista (Martem).
08:20 – 3º Momento: Exibição de vídeo sobre inclusão. (Izabel)
08:30 – 4º Momento – Apresentação das Ações Finais do Programa Mais Educação: Oficinas 2014. (Lucijane).
08:45 – 5º Momento – Exposição de Slides com o rendimento escolar da Educação Infantil e Ensino Fundamental:
1ª Fase (Júnior Santos);
2ª Fase (Joseane).
09:30 – 6º Momento:
Educação Infantil: Sala 01 – Oficina de Matemática. (Orientadora - Carla Priscila);
Ensino Fundamental – 1, 2, 3 Anos (PNAIC): Sala 02 – Oficina de Matemática. (Orientadora - Maria de Lourdes);
Ensino Fundamental – 4º e 5º Anos: Sala 03 – Oficina de Matemática. (Orientador - Júnior Santos);
Ensino Fundamental Anos Finais: Auditório – Reunião com os gestores, técnicos pedagógicos e professores.
11:00 – 7º Momento - Elaboração do Planejamento Bimestral para os professores da 1ª e 2ª Fases. a) SALA 01:
Mesa 01: Creche
Mesa 02: Pré-Escola
Coordenadora: Paula Moreira
Digitadora: Marily Braz
Coordenadora: Rosa Silvânia
Digitadora: Ângela Gouveia b) SALA 02:
Mesa 01: 1 ao 3 - PNAIC
Mesa 02: 4 E 5 Anos
Mesa 03: 1 ao 5 Ano.
Coordenadores: Júnior Andrade e Tinha Carvalho.
Digitadora: Magna Diana
Coordenadores: Ana Paula e Paula Alves.
Digitadora: Francivalda
Coordenadores: Joelma Ferreira e Maria de Lourdes.
Digitadora: Izabel Cristina. c) SALA 03:
Mesa 01: 1 ao 3 Ano - PNAIC
Mesa 02: 4 e 5 Anos
Coordenadores: Carmélia e Telma
Digitadora: Maria Luiza
Coordenadores: Márcia Alves, Elisângela e Wellington Maia.
Digitadora: Roseane Frazão. d) SALA 04: Professores de Língua Portuguesa e Matemática. e) SALA 05: Professores de História, Geografia e Ciências. f) SALA 06: Arte, Educação Física, Inglês e Ensino Religioso. i) Sala do AEE: Professores do AEE, Psicóloga e Fonoaudióloga.
12:00 – 8º Momento – Almoço
13:30 – 9º Momento – Turno Vespertino:
Continuação do Planejamento Bimestral;
15:00 – 10º Momento – Encerramento.

Dona Inês PB, 05 de outubro de 2015.

 
 
 
 

 

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

É preciso SENSIBILIZAR para CONSCIENTIZAR. A Escola Emef Senador Humberto Lucena vivencia a semana da pessoa com deficiência, refletindo sobre as diferenças e o respeito ao próximo, na compreensão de que a informação e o conhecimento é a maior defesa contra todo e qualquer tipo de preconceito ou desigualdade. Em parceria com a Direção Escolar nas pessoas de Irani Frazão e Leo Macena , o AEE (Atendimento Educacional Especializado) Coordenado pelas profissionais Debora MoreiraMartem Lucia Pires da CostaManu Araujo e Leidiane, desenvolvem ao londo desta semana atividades e ações que promovem a reflexão sobre educação inclusiva e o respeito as diferenças. Introduzindo o projeto nossos (as) alunos (as) nos turnos manhã, tarde e noite participaram de ‪#‎palestras‬ e leituras de ‪#‎videos‬ reflexivos sobre a temática. Desde já agradecemos o envolvimento e participação de todos (as).

 

=====================

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

PUBLICAÇÃO DO RESULTADO DA ENTREVISTA PARA O CENSO ESCOLAR 2015

A SEMEC no uso de suas atribuições legais, divulga/publica o Edital  deResultado da Entrevista do PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO POR EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO DE RECENSEADORES, PARA ATUAREM NA REALIZAÇÃO DO CENSO ESCOLAR 2015.

PEDITAL Nº 06/2015 - SEMEC, Resultado da Entrevista.pdf

 

==========================

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

RESULTADO DA PROVA ESCRITA/OBJETIVA PARA RECENSEADOR ESCOLAR 2015

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, do Município de Dona Inês, Estado da Paraíba, no uso de suas atribuições legais, divulga/publica oResultado da Prova Escrita/Objetiva do PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO POR EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO DE RECENSEADORES, PARA ATUAREM NA REALIZAÇÃO DO CENSO ESCOLAR 2015.

RESULTADO DA PROVA ESCRITA/OBJETIVA

 

=====================

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

GABARITO OFICIAL DA PROVA PARA RECENSEADOR ESCOLAR 2015

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, do Município de Dona Inês, Estado da Paraíba, no uso de suas atribuições legais,divulga/publica o gabarito oficial da Prova Escrita/Objetiva doPROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO POR EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO DE RECENSEADORES, PARA ATUAREM NA REALIZAÇÃO DO CENSO ESCOLAR 2015.

Gabarito Aqui: GABARITO OFICIAL DA PROVA PARA RECENSEADOR ESCOLAR 2015

========================

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

 

RESULTADOS DA PROVAS ESPORTIVAS DO PROGRAMA ATLETA NA ESCOLA -

 VEJA CLICANDO AQUI.

 

RESULTADOS DAS PROVAS DE ATLETISMO DO PROGRAMA ATLETA NA ESCOLA - VEJA ABAIXO

PROVA DE 1000m – MASCULINO 12 A 14 ANOS

NOME DO ATLETA

ESCOLA

IDADE

CLASSIFICAÇÃO

1.      MATHEUS KLEBER

LUCENA

13

CAMPEÃO

2.      ANDERSON JUNIOR LIMA S.                          6º

LUCENA

12

VICE CAMPEÃO

3.      MARCIEL FLOR DOS SANTOS                                           

LUQUINHA

14

3º LUGAR

 

ATLETISMO – FEMININO 12 A 14 ANOS

PROVA DE 1000m

NOME DO ATLETA

ESCOLA

IDADE

CLASSIFICAÇÃO

1 KEILA ALBINO GOMES DA SILVA

LUCENA

11

CAMPEÃO

 

ATLETISMO – MASCULINO 15 A 17 ANOS

PROVA DE 1000m

NOME DO ATLETA

ESCOLA

IDADE

CLASSIFICAÇÃO

ADSON DEIVID FELICIANO DA SILVA     9ºD

LUCENA

15

CAMPEÃO

NATAN AGOSTINHO BEZERRA

LUCENA

16

VICE CAMPEÃO

JOSÉ CARLOS DA SILVA      9ºD

LUCENA

14

3º LUGAR

PROVA DE 75m       12 A 14 ANOS - MASCULINO

1º BATERIA

ORDEM

NOME DO ATLETA

ESCOLA

IDADE

CLASSIFICAÇÃO

1

 YAGO          7ºA

LUCENA

13

CAMPEÃO

2

MATHEUS KLEBER7ºA

LUCENA

12

VICE CAMPEÃO

5

ANDERSON JUNIOR LIMA S.                                                 

LUCENA

12

3º LUGAR

 

2º BATERIA

 

ORDEM

NOME DO ATLETA

ESCOLA

IDADE

CLASSIFICAÇÃO

1

ADILSON JUSTINO DA SILVA                                                  

LUCENA

12

CAMPEÃO

2

VERONILSON GREGÓRIO DA SILVA                         

LUCENA

12

VICE CAMPEÃO

3

ANILSON JUSTINO DA SILVA                                                  

LUCENA

12

3º LUGAR

 

CATEGORIA 8 A 11 ANOS                                                    PROVA: 50mMASCULINO

ORDEM

NOME DO ATLETA

ESCOLA

IDADE

CLASSIFICAÇÃO

1

JOÃO VITOR DOS SANTOS SILVA

LUCENA

11

CAMPEÃO

2

JOSÉ AUGUSTO DA SILVA

JOSÉ DE MELO

9

VICE CAMPEÃO

3

PEDRO HENRIQUE A. DA SILVA

JOSÉ DE MELO

10

3º LUGAR

 

PROVA DE 75m12 A 14 ANOS - FEMININO

ORDEM

NOME DO ATLETA

ESCOLA

IDADE

CLASSIFICAÇÃO

1

MARIA EDILENE RIBEIRO DA SILVA

M. FERREIRA

12

CAMPEÃO

2

MARIA RUBIA DA SILVA 6º

M. FERREIRA

12

VICE CAMPEÃO

3

KEILA ALBINO GOMES DA SILVA

LUCENA

11

3º LUGAR

 

PROVA DE 100m15 A 17 ANOS-    MASCULINO

 

ORDEM

NOME DO ATLETA

ESCOLA

IDADE

CLASSIFICAÇÃO

1

ADSON DEIVID FELICIANO DA SILVA9ºD

LUCENA

15

CAMPEÃO

2

JOSÉ CARLOS DA SILVA       9ºD

LUCENA

14

VICE CAMPEÃO

3

JOSÉ ROBERTO DIAS DA SILVA 9º

MARIA FERREIRA

15

3º LUGAR

 

PROVA DE SALTO EM ALTURA12 A 14 ANOS   - MASCULINO

 

NOME DO ATLETA

ESCOLA

IDADE

MARCA

CLASSIFICAÇÃO

RIAN LUCAS DA SILVA9º B

LUCENA

13

1,40

CAMPEÃO

 JHONNY MATEUS DA S. ARAÚJO                         

LUCENA

12

1,30

VICE CAMPEÃO

JOSÉ RENATO ROSA DA SILVA                                  

LUCENA

12

1,20

3º LUGAR

 

PROVA DE SALTO EM ALTURA08 A 11 ANOS   - MASCULINO

NOME DO ATLETA

ESCOLA

IDADE

MARCA

CLASSIFICAÇÃO

JOÃO VITOR DOS SANTOS SILVA6º

LUCENA

11

1,10

CAMPEÃO

PEDRO HENRIQUE A. DA SILVA

JOSÉ DE MELO

10

1,05

VICE CAMPEÃO

WENEDY VELOSO SOARES        6º

LUCENA

11

1,00

3º LUGAR

 

PROVA DE SALTO EM ALTURA08 A 11 ANOS   - FEMININO

NOME DO ATLETA

ESCOLA

IDADE

MARCA

CLASSIFICAÇÃO

MARIA GRACIELE F. DA SILVA

JOSÉ DE MELO

11

1,05

CAMPEÃO

MAYSA MARINHO DOS SANTOS

JOSÉ DE MELO

09

0,85

VICE CAMPEÃO

ANA CAROLINA BORGES DA SILVA

JOSÉ DE MELO

10

0,75

3º LUGAR

 

PROVA DE SALTO EM ALTURA15 A 17 ANOS   - MASCULINO

 

NOME DO ATLETA

ESCOLA

IDADE

MARCA

CLASSIFICAÇÃO

ADSON DEIVID F. DA SILVA     9ºD

LUCENA

15

1,60

CAMPEÃO

NATAN AGOSTINHO BEZERRA

LUCENA

16

1,40

VICE CAMPEÃO

JOSÉ CARLOS DA SILVA     9ºD

LUCENA

14

1,35

3º LUGAR

 

PROVA SALTO EM DISTÂNCIA 12 A 14 ANOS - MASCULINO

 

ORDEM

NOME DO ATLETA

ESCOLA

IDADE

MARCA

CLASSIFICAÇÃO

1

RIAN LUCAS DA SILVA                     9ºB

LUCENA

13

4,55

CAMPEÃO

2

LUCAS DOMINGOS DOS SANTOS                              

LUQUINHA

12

4,45

VICE CAMPEÃO

3

MATHEUS KLEBER7ºA

LUCENA

12

4,20

3º LUGAR

 

PROVA SALTO EM DISTÂNCIA                                8 A 11 ANOS       MASCULINO

 

ORDEM

NOME DO ATLETA

ESCOLA

IDADE

MARCA

CLASSIFICAÇÃO

1

WENEDY VELOSO SOARES6º

LUCENA

11

3,55

CAMPEÃO

2

JOÃO VITOR DOS SANTOS SILVA 6º

LUCENA

11

3,50

VICE CAMPEÃO

3

PEDRO HENRIQUE A. DA SILVA

JOSÉ DE MELO

10

3,46

3º LUGAR

 

PROVA SALTO EM DISTÂNCIA                                8 A 11 ANOS       FEMININO

ORDEM

NOME DO ATLETA

ESCOLA

IDADE

MARCA

CLASSIFICAÇÃO

1

MAYSA MARINHO DOS SANTOS

JOSE DE MELO

09

2,30

CAMPEÃO

2

AMANDA SILVA DOS SANTOS

JOSÉ DE MELO

10

2,20

VICE CAMPEÃO

PROVA SALTO EM DISTÂNCIA – MASCULINO                                                                   15 A 17 ANOS

 

NOME DO ATLETA

ESCOLA

IDADE

MARCA

CLASSIFICAÇÃO

ADSON DEIVID FELICIANO DA SILVA9ºD

LUCENA

15

5,20

CAMPEÃO

JOSÉ EDUARDO FERREIRA DA SILVA – 9º ANO

M.FERREIRA

16

4,80

VICE CAMPEÃO

JOSÉ CARLOS DA SILVA9ºD

LUCENA

14

3,80

3º LUGAR

 

PROVA ARREMESSO DE DARDO – MASCULINO           12 A 14 ANOS

 

NOME DO ATLETA

ESCOLA

IDADE

MARCA

CLASSIFICAÇÃO

GEOVANE DA SILVA MORAES

LUCENA

13

8,40

CAMPEÃO

EDUARDO SILVA DE MORAIS

LUCENA

14

6,40

VICE CAMPEÃO

JOSÉ RENATO ROSA DA SILVA

LUQUINHA

12

3,60

3º LUGAR

 

PROVA ARREMESSO DE DARDO – FEMININO           12 A 14 ANOS

 

NOME DO ATLETA

ESCOLA

IDADE

MARCA

CLASSIFICAÇÃO

ANA SABRINA TARGINO8º D

LUCENA

14

5,70

CAMPEÃO

MARIA FERNADA FERNADES DOS SANTOS

LUCENA

14

5,07

VICE CAMPEÃO

 

PROVA ARREMESSO DE DARDOCATEGORIA 15 A 17 ANOS

 

NOME DO ATLETA

ESCOLA

IDADE

MARCA

CLASSIFICAÇÃO

ADSON DEIVID F. DA SILVA9ºD

LUCENA

15

30,30

CAMPEÃO

JOSEILTON DE LIMA SILVA9º ANO

M.FERREIRA

15

26,50

VICE CAMPEÃO

JOSÉ CARLOS DA SILVA9º D

LUCENA

14

15,55

3º LUGAR

 

 

PROVA ARREMESSO DE DARDOCATEGORIA 15 A 17 ANOS               FEMININO

 

NOME DO ATLETA

ESCOLA

IDADE

MARCA

CLASSIFICAÇÃO

IASMIN DA SILVA

LUCENA

15

12,40

CAMPEÃ

 

CATEGORIA: 12 A 14 ANOS– MASCULINOPROVA ARREMESSO DE PESO

 

NOME DO ATLETA

ESCOLA

IDADE

MARCA

CLASSIFICAÇÃO

GEOVANE DA SILVA MORAES 8ºB

LUCENA

13

22,50

CAMPEÃO

JOSÉ GLAYSON N. FERREIRA

MARIA FERREIRA

14

21,50

VICE CAMPEÃO

ANILSON JUSTINO DA SILVA       6º                    

LUCENA

12

18,50

3º LUGAR

 

 

CATEGORIA: 12 A 14 ANOS- FEMININO                                                                  PROVA ARREMESSO DE PESO

 

NOME DO ATLETA

ESCOLA

IDADE

CLASSIFICAÇÃO

ANA SABRINA TARGINO 8ºD

LUCENA

14

CAMPEÃ

 

CATEGORIA: 15 A 17 ANOS                                                                            PROVA ARREMESSO DE PESO

 

NOME DO ATLETA

ESCOLA

IDADE

CLASSIFICAÇÃO

JOSEILTON DE LIMA SILVA – 9º ANO

M.FERREIRA

15

CAMPEÃO

ADSON DEIVID FELICIANO DA SILVA

LUCENA

15

VICE CAMPEÃO

JOSÉ CARLOS DA SILVA

LUCENA

14

3º LUGAR

 

 

 

 

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

INSCRIÇÃO PARA O CENSO ESCOLAR 2015

A SEMEC lança Edital abrindo inscrições e define normas para o Processo Seletivo Simplificado destinado à Seleção e Contratação de Recenseadores, para prestarem serviços na realização do Censo Escolar 2015.


 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DA PÁTRIA

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

Secretária de Educação e Cultura Ieda Freire informa a programação para comemorar a Semana da Pátria.

ABERTURA DOS JOGOS DA ETAPA MUNICIPAL DO ATLETA NA ESCOLA – 09/09/2015

8:00 - Abertura Oficial
• Composição da mesa com as autoridades, diretores escolares e coordenadores;
8:20 – Desfile das Escolas participantes
• E.M.E.F. Professora Luquinha
• E.M.E.F. Professora Maria Ferreira
• E.M.E.F. Senador Humberto Lucena
• E.M.E.F. José de Melo
8:40 – Hino Nacional Brasileiro
8:45 – Fala da Secretaria de Educação e os demais da mesa.
9:00 – Acendimento da Pira olímpica
9:10 – Juramento dos Atletas 
• Atleta Ana Sabrina.
9:20 – Apresentações Culturais: 10 minutos de duração cada apresentação.
• E.M.E.F. Professora Luquinha – Capoeira.
• E.M.E.F. Professora Maria Ferreira – música Copa do mundo
• E.M.E.F. Senador Humberto Lucena – música de Skank (Futebol)
• E.M.E.F. José Candido – Grupo Olumenta
• Creche Maria Eugenia, Antônio Mariz, Dona Gonzaga – jogral
• Mundo Encantado – apresentação de cordas
10:20 – Encerramento.

PROGRAMAÇÃO
Período da manhã
09/09 - Abertura dos Jogos

Período da Tarde
Modalidade: Futsal
Local: Ginásio Poliesportivo

Modalidade: Baleado
Local: Ginásio Lucena

Período da manhã
10/09-Mini Maratona

Modalidade: Atletismo
Local: Estádio Municipal

Modalidade: Vôlei
Local: Ginásio Poliesportivo

Modalidade: Basquete
Local: Ginásio Lucena

Período da Tarde
Modalidade: Atletismo
Local: Estádio Municipal

Modalidade: Finais do Vôlei e Basquete
Local: Ginásio Lucena

Modalidade: Futsal
Local: Ginásio Poliesportivo

11/09 - Período da manhã
Modalidade: Futebol
Local: Estádio Municipal

Modalidade: Handebol
Local: Ginásio Lucena

Modalidade: Final do Futsal
Local: Ginásio Poliesportivo

Período da Tarde
Modalidade: Futebol - Finais
Local: Estádio Municipal

Modalidade: Handebol - Finais
Local: Ginásio Lucena

Responsáveis pela arbitragem e organização da competição:

• Futsal: E.M.E.F. Senador Humberto Lucena
• Atletismo: E.M.E.F. Professora Luquinha
• Mini Maratona: E.M.E.F. José de Melo
• Futebol:E.M.E.F. Professora Maria Ferreira
• Baleado: E.M.E.F. Professora Maria Ferreira
• Vôlei: E.M.E.F. Professora Maria Ferreira
• Basquete: E.M.E.F. Senador Humberto Lucena
• Handebol: E.M.E.F. Senador Humberto Lucena

Observações: A comissão de organização será responsável pelas súmulas, material de cada modalidade e as orientações para arbitragem de cada modalidade.

======================================

 

 
Secretaria Municipal de Educação de Dona Inês PB
 

Abertura Oficial do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC-2015)

Realizou-se, ontem, na Câmara Municipal de Dona Inês, a abertura oficial do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC-2015). Abaixo segue a pauta do evento:

PAUTA DE ABERTURA DO PNAIC 2015

Local: Câmara Municipal de Dona Inês.
Dia/horário: 26 de agosto de 2015.
Horário: 19 horas.
Público Alvo: 
• Representantes dos Poderes Executivo e Legislativo;
• Secretários de Educação e Assistência Social;
• Membros do Conselho Municipal de Educação;
• Profissionais da Educação.

Objetivos: 
• Tornar público as ações do PNAIC em Dona Inês.
• Reforçar o compromisso que todos têm com o Pacto;
• Apresentar um slide descritivo sobre o PNAIC;
• Compartilhar um relato de uma professora sobre as mudanças que o PNAIC trouxe em sua prática docente.
• Divulgar assuntos diversos sobre o Programa.

PROGRAMAÇÃO

19:00h – Composição da Mesa: Autoridades Presentes, Ieda Freire (secretária de educação) e Júnior Santos (Coordenador do PNAIC).

19:05 – Hino Nacional Brasileiro: Professora Mirian do Espírito Santo.

19:10 – Abertura do Evento: Ieda Freire (Secretária de Educação).

19:15 – Apresentação de slide com descrição e ações do PNAIC: ( Júnior Santos)

19:35 – Depoimento de uma professora Emoticon frown Débora Moreira).

19:40 – Facultar a palavra para os presentes.

19:55 – Encerramento pelo anfitriã da Casa Legislativa.

20:00 – Coquetel.

====================================

 

Secretaria Municipal de Educação de Dona Inês PB
 
Primeiro Encontro de Formação do PNAIC 2015

Aconteceu na Escola Municipal Senador Humberto Lucena o primeiro encontro de formação do PNAIC 2015, o estudo foi realizado com base ao caderno 1, Currículo na perspectiva da inclusão e da diversidade: as diretrizes curriculares Nacionais da Educação Básica e o Ciclo de Alfabetização. A formação contou com a participação 30 professores do ciclo de alfabetização ministrada pela orientadora de Estudos Maria de Lourdes Neves de Lima Costa.

=================================

 

 

No dia 28/08/2015 nas Escolas Municipais Profª. Josefa Vicente Vicente dos Santos Profª Ana Lúcia da Silva Fernandes, ambas localizadas nos Sítios: Boa Vista e Serra do Sítio , neste Município Dona Inês/PB realizaram aula de campo à Mata do Seró com as turmas de Educação Infantil e as turmas de 1º ao 5º ano. Tendo como objetivo explorar os diferentes tipos de paisagens existentes no nosso Município, as lendas folclóricas como: Saci Pererê, Comadre Fulozinha as brincadeiras folclóricas . O evento contou com o apoio da Secretaria de Educação na pessoa da Secretária Iêda Freire e Josinaldo Ferreira, e da coordenadora Joelma Ferreira e todos os professores: Izabel Cristina, Francivalda, Aparecida Marinho, Severina Luiz e a participação de pais representantes dos Conselhos de ambas escolas .

==================================

 

INFRAESTRUTURA

PISO DA QUADRA

A Escola Professora Luquinha terá a sua estrutura reformada e renovada, com o novo piso da quadra, ora sendo feito em granilite, para servir de área de recreação para essa importante escola municipal. O piso da quadra vem se somar com a cobertura objetivando proporcionar a melhor qualidade de aprendizado e convívio para o alunado. Em breve as duas etapas desse trabalho serão inauguradas. (25/08/2015)

========================

                                                                         I Gincana do Projeto PARE

I Gincana do Projeto PARE realizada pela SEMEC em parceria com a AFINK, Secretaria de Assistência Social e Habitação, Secretaria de Saúde, Escola Clóvis Bezerra Cavalcanti, Escola Maria Ferreira e Escola Senador Humberto Lucena. O evento aconteceu neste dia 13/08/2015, no Ginásio Poliesportivo de Dona Inês com a participação da comunidade escolar das escolas envolvidas.

   

=========================================================

 

III – ENCONTRO PEDAGÓGICO 2015

III – ENCONTRO PEDAGÓGICO 2015

Local: Escola Municipal Senador Humberto Lucena.
Data: 27 de julho de 2015.
Período Bimestral: 28/07/2015 a 02/10/2015 (48 dias letivos).
Horário: 7:00h.
Público Alvo: cento e trinta e cinco profissionais da educação.
Objetivos:
• Divulgar as principais ações administrativa e pedagógica da Rede de Ensino;
• Estabelecer as novas diretrizes pedagógicas a partir das avaliações realizadas nas escolas;
• Promover oficinas de orientação metodológica para a educação infantil e leitura e escrita aos anos iniciais do ensino fundamental;
• Apresentar perspectiva para uma educação integral e integrada;
• Avaliar e adequar a execução do Projeto de Reforço escolar;
• Elaborar o plano bimestral em consonância ao PPP.

PROGRAMAÇÃO

07:00 – 1º Momento – Café.

07:30 – 2º Momento – Abertura.
• Composição da Mesa: (Irani Frazão (Diretora Escolar); Ieda Freire (Secretária de Educação; Maria José (Presidente do Conselho Municipal de Educação); Antônio Justino (Prefeito).
• Uso da Palavra: mesma ordem de composição da mesa.
• Desfazer a mesa: após o uso da palavra dos membros.

07:45 – 3º Momento – Informes: (SEMEC).
08:00 – 4º Momento – Breve Apresentação do Slide do XV Fórum Nacional da UNDIME: Ieda Freire e Júnior Santos.

08:15 – 5º Momento:
• Educação Infantil: Sala 01 – Oficina: Tecendo os fios, construindo o saber na Educação Infantil - (Carla Priscila);
• Ensino Fundamental – 1, 2, 3 Anos (PNAIC): Sala 02 – Oficina: Tecendo uma trama (Maria de Lourdes);
• Ensino Fundamental – 4º e 5º Anos: Sala 03 – Oficina: Tecendo uma trama (Júnior Santos);
• Programa Mais Educação: Sala 07 – Oficina: Perspectiva para uma educação integral e integrada. (Lucijane Araújo);
• Ensino Fundamental Anos Finais: Auditório – Reunião com os gestores, técnicos pedagógicos e professores.
11:00 – 6º Momento - Elaboração do Planejamento Bimestral para os professores da 1ª e 2ª Fases.
a) SALA 01: 
Mesa 01: Creche Mesa 02: Pré-Escola
Coordenadora: Paula Moreira
Digitadora: Marily Braz Coordenadora: Rosa Silvânia
Digitadora: Ângela Gouveia

b) SALA 02: 
Mesa 01: 1 ao 3 - PNAIC Mesa 02: 4 E 5 Anos Mesa 03: 1 ao 5 Ano.
Coordenadores: Júnior Andrade e Tinha Carvalho.
Digitadora: Magna Diana Coordenadores: Ana Paula e Paula Alves.
Digitadora: Francivalda Coordenadores: Joelma Ferreira e Maria de Lourdes.
Digitadora: Izabel Cristina.

c) SALA 03: 
Mesa 01: 1 ao 3 Ano - PNAIC Mesa 02: 4 e 5 Anos
Coordenadores: Carmélia e Telma
Digitadora: Maria Luiza Coordenadores: Márcia Alves, Elisângela e Wellington Maia.
Digitadora: Roseane Frazão.

d) SALA 04: Professores de Língua Portuguesa e Matemática.

e) SALA 05: Professores de História, Geografia e Ciências.

f) SALA 06: Arte, Educação Física, Inglês e Ensino Religioso.

g) SALA 07: Profissionais do Mais Educação.

h) SALA 10: Destinada à logística do café da manhã.

i) Sala do AEE: Professores do AEE, Psicólogo e Fonoaudióloga.

12:00 – 7º Momento – Almoço
13:30 – 8º Momento – Turno Vespertino:
• Continuação do Planejamento Bimestral;
• Avaliação e adequação do Projeto do Reforço Escolar com todos os professores e oficineiros na sala 07.
15:00 – 9º Momento – Encerramento.

Dona Inês PB, 27 de julho de 2015.

=====================================================================

III CONCURSO DE LEITURA DA LUQUINHA

No dia 24 de julho do corrente ano letivo, foi realizado na E.M. Professora Luquinha o III Concurso de Leitura, onde foram realizadas atividades que despertam e incentivam as crianças a praticarem o hábito da leitura.

 

 

 

 

 

 

 

======================================

FARDAMENTO DOS PROFESSORES

No dia 29/07/2015, foi entregue o fardamento dos professores da Rede Municipal de Ensino de Dona Inês. O primeiro grupo a receber foi os professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental que estavam planejando as aulas da semana na Escola Humberto Lucena.

 

 

 

 

======================================

CORREIO DA AMIZADE NO DIA DO AMIGO

Nesta semana, os alunos da EMEF Senador Humberto Lucena participaram do Correio da Amizade, com atividades alusivas ao Dia do Amigo, que é comemorado no dia 20 de agosto. As atividades são referentes a produção de cartas, trocadas entre os próprios alunos e professores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

====================================

FARDAMENTO DOS MOTORISTAS

Entrega do fardamento aos motoristas da Rede Municipal de Ensino! Com apoio da Prefeitura Municipal. Com Antonio Justino, Josinaldo Ferreira, Joselio, José Heliton, Mailson, Daniel e João Justino. (julho/2015)

 

 

 

 

 

===================================

ENTREGA DE LIVROS DIDÁTICOS E BRINQUEDOS

Entrega dos livros didáticos aos alunos da educação infantil da Rede Municipal de Ensino, brinquedos e equipamentos para as creches e pré escolas. A Secretária Ieda Freire e seus auxiliares fizeram a apresentação do Serviço dando testemunho da importância do momento. 

 

======================================

EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA

A Secretaria de Educação promoveu a Formação Continuada em Educação Escolar Quilombola realizada para todos os educadores da Rede Municipal de Ensino em 08 de junho de 2015. Com a presença do Prefeito Antonio Justino e auxiliares. Ênfase para o respeito ao negro, a sua história e a sua cultura, bem como a sua cidadania.

Seminário: "Aprova Brasil"

No dia 19 de maio os Coordenadores da Rede Municipal de Ensino participaram na capital paraibana do Seminário: "Aprova Brasil", com o Doutor em Educação Cipriano Carlos Luckesi, com a temática: "Um Panaroma das Avaliações Nacionais dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental".

 

Programa Mais Educação

No dia 16 de maio foi realizada a 1ª Reunião com os profissionais do Programa Mais Educação, realizada pela Coordenadora Lucijane Araújo.

Ações do PPP 2015

Escola Municipal do Ensino Infantil Professora Maria Eugênia - Dona Inês PB - Realizou uma das ações do PPP 2015. Dia das mães no dia: 08/05/2015, oferecendo um maravilhoso café da manhã, onde foi realizada dinâmica, bingo, sorteio e entrega de lembrancinhas. Com o apoio da Secretaria de Educação e da Prefeitura Municipal Dona Inês.

Reforço de Matemática

Concentração no reforço de matemática dos 9○s anos 2015 da EMEF Senador Humberto Lucena.

Lançamento de Foguetes

Lançamento de foguetes com o professor Joseilson Moreira e seu alunos da escola Senador Humberto Lucena.

RENDIMENTO ESCOLAR

Uma equipe pedagógica da SEMEC visitou as Escolas Municipais com o objetivo de avaliar o rendimento escolar dos alunos com base aos direitos de aprendizagem. Este cuidado garante que os esforços de ensinar estão sendo bem empregados e os alunos estão aprendendo satisfatoriamente. Isto representa uma escola de primeira qualidade.

RECUPERAÇÃO DAS ESCOLAS

A Secretaria de Educação já realizou a abertura do Ano Letivo no último dia 02 de fevereiro e realiza em tempo recorde a recuperação das Escolas para receber os alunos. A Secretaria Ieda Freire e equipe trabalham forte para preparar tudo a tempo.

FESTAS DE CONCLUINTES

A Rede Municipal de Educação realizou festas de concluintes nas escolas. O Prefeito Antonio Justino e equipe prestigiaram os eventos. Veja  fotos no facebook da Secretaria de Educação.

EDUCAÇÃO EM DESTAQUE

Estão de parabéns o Prof. Joseilson Moreira, o Aluno Samuel Henrique Santos Silva e toda a Escola Municipal Humberto Lucena pela Medalha de Prata alcançada na "XVII Olímpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica", ocorrida no Rio de Janeiro, em 2014.

BIBLIOTECA MUNICIPAL

Amanda leu 131 livros em 2014 e bateu um record difícil de quebrar. Receba essa justa homenagem da Administração Municipal.

PRIMEIRA FEIRA DE CIÊNCIAS DA CRECHE MARIA EUGÊNIA

A Creche abriu as portas para o público conferir a sua Primeira Feira de Ciências. Seria algo natural entre alunos, mas se trata de criançinhas em tenra idade que já realizam ações teatrais, decorando textos e já apresentam fundamentadas noções de meio ambiente, alimentação, regras básicas de saúde, convivência, etc. Os pais que confiam os seus filhos à Creche podem trabalhar tranquilos, pois os pequeninos estão sendo muito bem educados na parte pedagógica.

   

=============================================================

DIREITO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA

A EMEF Senador Humberto Lucena promoveu ação em comemoração a Semana Mundial por uma escola e um mundo para todos: DIREITO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Aconteceu no dia 22 de setembro de 2014. A conscientização de todos no tocante aos seus direitos, a ação real que leva esse direito para junto da população e a credibilidade dos gestores são as garantias de valorização da educação e da vida, formando cidadãos conscientes e realmente assistidos pelo poder público.

Acompanhe todas as notícias da Secretaria de Educação e Cultura no facebook: 'Secretaria Municipal de Educação de Dona Inês PB'

===========================================

REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

O Conselho Municipal de Cultura se reuniu na noite desse dia 11 setembro 2014 para discutir uma importante pauta, que incluía o Festival de Cultura 2014, Ações para o Museu Municipal, Análise de Projeto de lançamento de um livro sobre Dona Inês. Os conselheiros presentes foram: poeta Mariano Ferreira, músico Clóvis Pedro, Secretário de Administração Jairo Esperidião, Tico sanfoneiro, músico Dedé Borges, Jurandir violeiro , professora de dança Cida Braúna, jornalista e músico Júnior Campos, Prof. Josenildo, artesão Sérgio Teófilo e monitor do SCFV Edson Felipe.

========================================

2ª. ETAPA DO ATLETA NA ESCOLA - 2014

Neste dia 10 de setembro de 2014, ocorreu na EMEF Senador Humberto Lucena o desfile da 2ª Etapa do ATLETA NA ESCOLA 2014 com as modalidades, abaixo apresentadas: Olímpicas: Voleibol e Atletismo. Na modalidade Atletismo acrescentou-se o Arremesso de Peso;
O Programa ATLETA NA ESCOLA que tem como objetivo incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes da educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos. Esta é a Etapa Municipal: Organizada pela Secretaria Municipal de Educação e tendo como escolas participantes: EMEF Senador Humberto Lucena, EMEF Maria Ferreira e EM Professora Luquinha.

============================================================================

ESCOLAS CELEBRAM A SEMANA DA PÁTRIA

As escolas da Rede Municipal de Ensino celebram a Semana da Pátria com atividades que envolvem os aprendizados e práticas de amor e respeito à Pátria, repassando os deveres e obrigações de cada cidadão, para que crianças e jovens cresçam sabendo como agir no futuro, pois quando adultas, terão o dever, o compromisso de levar o Brasil adiante. Na Creche e Pré-Escola Maria Eugênia isso é levado muito a sério, com hasteamento da bandeira, com a execução do hino nacional com a mão no peito e concurso de desenho com o tema Semana da Pátria.

 

=============================================================

OFICINAS DE CERÂMICA NAS ESCOLAS

As escolas da Rede Municipal estão promovendo oficinas de cerâmica - manipulação do barro e criação de formas - com o artesão quilombola Sérgio Teófilo, donainesense, que faz parte do Programa de Artesanato da Paraíba, com experiência em eventos nacionais e sucesso de vendas. Sérgio está fazendo palestras e ensinando a sua arte para os alunos. Foto abaixo no Mundo Encantado da Criança. Veja fotos na Galeria. 08/2014

=======================================

PRESTAÇÃO DE CONTAS - JULHO 2014

O Secretário de Educação e Cultura, Josinaldo Ferreira, informou e prestou contas à população no programa radiofônico da Prefeitura, no sábado 26 julho 2014, com as seguintes informações:

Dia 25 julho 2014 aconteceu o III Encontro Pedagógico;

As escolas da Zona Rural estão sendo pintadas e em breve serão divulgadas fotos do edifícios;

Reforma da escola Humberto Lucena, pintura do Ginásio;

Manutenção da reforma da cisterna da escola do St. Oiticica;

Construção de uma nova cisterna na escola Professora Luquinha;

Profissionais da saúde estão dando palestras de higiene bucal nas escolas;

Capacitação de merendeiras e auxiliares de serviços gerais conduzidas por nutricionista;

Reunião com todos os motoristas de transportes escolares.

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

A Prefeitura de Dona Inês e a Secretaria Municipal de Educação promoveram nos dias 07 e 08 de julho, no Centro Municipal de Capacitação de Professores (CEMCAP), uma formação continuada sobre Práticas Inclusivas ministradas pela Professora Keilane Maria de Oliveira Santos, mestre em Psicanálise Aplicada à Educação e Saúde. No segundo dia, o evento contou com a participação de 112 profissionais da Educação e da Assistência Social. No último dia do evento, foram consolidadas e apresentadas as oficinas com atividades voltadas à inclusão.

=======================================

ALUNOS NOTA 10 EM REDAÇÃO

Alunos da EMEF Senador Humberto Lucena receberam certificação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação de Dona Inês - PB por participação no concurso de redação do Projeto 'Faça Bonito: Contra o Abuso Sexual e Violência de Crianças e Adolescentes', realizado no dia 16 de maio de 2014. 

==============================

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

As escolas da rede municipal de ensino realizaram diversos eventos alusivos ao Dia Mundial do Meio Ambiente, conforme nessa imagem com os alunos mirins da Creche Prof. Maria Eugênia.

=======================================

PROFESSOR NOTA 10

A Prefeitura de Dona Inês e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura lançam a 1ª Edição 2014 do PROFESSOR NOTA 10. O prêmio destina-se a reconhecer as ações dos professores no âmbito da Rede Pública Municipal de Ensino de Dona Inês que realizarem experiências de trabalho com ações inovadoras, transformadoras e humanizadoras no ano letivo 2014. O "Professor Nota 10" vai premiar 10 professores com a outorga de medalha e diploma, além de pagar o valor referente a um mês de remuneração auferida. Os dez critérios que serão condicionados à premiação são:
1. Participação: na execução do PPP 2014, na atualização do PPP 2015.
2. Elaboração e cumprimento do plano de trabalho, segundo o Projeto Político Pedagógico do estabelecimento de ensino.
3. Elaboração de projetos que visem à melhoria do rendimento escolar dos discentes.
4. Elaboração de estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento escolar.
5. Participação nos planejamentos semanais (professor A) e nas aulas de departamento (professor B).
6. Participação em cursos de formação continuada no ano letivo 2014.
7. Assiduidade e pontualidade às aulas e aos eventos educacionais promovidos pela escola e pela Secretaria Municipal de Educação.
8. Cumprimento dos dias letivos e horas-aula mínimas estabelecidas por lei.
9. Controle da frequência discente e combate à evasão escolar.
10. Elevação do nível cognitivo dos alunos em relação ao nível, à modalidade e ao ano de ensino com base nos diagnósticos realizados pela equipe pedagógica.

Clique no link para baixar o edital: EDITAL
Para maiores informações, contactar a Secretaria Municipal de Educação e falar com Josinaldo Ferreira (83) 3377-1027.

=========================================================

PREFEITO ENTREGA FARDAMENTO ESCOLAR

Os alunos da rede municipal de Dona Inês receberam hoje (10/04/2014) o fardamento escolar composto de camisa, calça e saia. A camisa é muito bonita, com o brasão municipal na altura do peito e um lápis formando um belo desenho. A partir de agora todos poderão se apresentar de uniforme e isso além de proporcionar unidade e identificação, representa também economia no item vestuário, que é sempre um peso no orçamento familiar.

==============================================

MUSEU E MEMÓRIA

O Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Mariano Ferreira, informou nessa quarta-feira, 26/03/2014, que enquanto as obras do Museu estão sendo feitas, tem realizado um cansativo e paciente trabalho de campo, garimpando, investigando, contactando pessoas, para conseguir um acervo digno e representativo de peças, objetos, utensílios, que serão primordiais para o Museu, que vai imortalizar a cultura local. Já tem muitas peças e muitas outras virão se somar. Veja esses exemplares:

=========================================

COBERTURA DA QUADRA DA ESCOLA PROFESSORA LUQUINHA
Segue em ritmo avançado as obras de Cobertura da Quadra de Esportes da escola Professora Luquinha, no Bairro São Pedro, que vai melhorar a qualidade de vida dos estudantes ao transformar a simples quadra num ginásio de esportes. Está sendo investido R$ 184.074,68 na obra e veja o andamento do momento.

=============================================

ATIVIDADES NA CRECHE FORAM INICIADAS

A Escola Municipal Educação Infantil Profª Maria Eugênia de Lima Costa - já iniciou as suas atividades. Aqui vemos os alunos preparados para a execução do Hino Nacional. É uma cena maravilhosa. Dia 14/02/2014.

=============================================

EVENTO DO PNAIC NA CAPITAL

Aconteceu na capital do Estado o Seminário de Encerramento Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa - PNAIC , e lá estiveram presentes o Coordenador Estudantil Junior Santos e a Professora Maria de Lourdes Neves.

=========================================

TRANSPORTE DE ALUNOS RECEBE REFORÇO

Dona Inês recebe hoje (17/02) mais um ônibus. Já são 04 ônibus doados pelo Governo do Estado da Paraíba ao Município de Dona Inês. Os ônibus são destinados ao transporte dos alunos residentes na Zona Rural matriculados nas escolas municipais e estaduais do nosso Município. 

================================================================

CONSTRUÇÃO DO MUSEU EM DONA INÊS

O Museu já está em construção. A fachada será linda. E dentro teremos a nossa história preservada com fotos, objetos, impressos, artefatos, etc. (foto: Antonio Justino)


==============================================

ENCONTRO PEDAGÓGICO 2014

Encontro Pedagógico no Ginásio de Esportes em Dona Inês, neste dia 03 de fevereiro de 2014, para a abertura do Ano Letivo na rede municipal de ensino e para iniciar o planejamento e as diretrizes para todo o ano. O Prefeito Antonio Justino participou e passou a mensagem do Poder Executivo para todos os integrantes da educação municipal.


==========================================
 

RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SAÚDE E EDUCAÇÃO

O edital de classificação final do processo seletivo público simplificado já está online e pode ser visto clicando no link abaixo. Quando abrir a página, clique em 'edital de classificação final'. Tem um para a saúde e um para a educação. Vai baixar o arquivo PDF. Depois é só abrir o arquivo e ver o resultado. Boa sorte!

Dona Inês, 01 de fevereiro de 2014.

Clique Aqui

==========================================

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE DONA INÊS

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

 

AVISO DE EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº 01/2014 - SME

                      

Informações


================================================
 

CRECHE MODELO É INAUGURADA EM DONA INÊS 


O Prefeito Antonio Justino inaugurou a creche modelo professora Maria Eugênia. A maior e melhor creche de um programa junto ao Governo Federal foi construída em Dona Inês.
 

A professora Maria Eugência ensinou e educou muitos alunos no Sítio Lagoa da Serra e arredores e notabilizou-se por ser uma cidadã muito sábia, educadíssima, amigável e dona de uma caligrafia belíssima. Por tudo isso, tornou-se inesquecível e agora é homenageada, de forma merecida. A família ficou muito feliz e compareceu para a inauguração da creche.


Foi investido quase 1 Milhão de reais com construção, terreno, documentação, equipamentos e terá um custo de manutenção de 500 mil por ano.
Serão beneficiadas 175 crianças, que já chegarão na escola normal lendo e desenvoltas e seus pais poderão se dedicar ao trabalho, tranquilamente.
O Prefeito está coberto de razão, pois a creche é realmente motivo de orgulho.

 

PREFEITO CONSEGUE MAIS UM ÔNIBUS ESCOLAR

 

O Prefeito Antonio Justino já assinou a papelada e a Prefeitura de Dona Inês estará recebendo estes dias mais um ônibus escolar doado pelo Governo do Estado da Paraíba, que vem investindo alto na educação para mudar o panorama estadual. Cada vez mais os alunos ganham uma estrutura confortável e garantidora de condições reais para levar adiante os estudos. Agora não estuda quem não quer. Portanto, alunos, aproveitem bem, pois houve um tempo em que nem escola tinha. Hoje a Prefeitura vai buscar e leva de volta na porta de casa.

V FESTIVAL DE CULTURA POPULAR DE DONA INÊS

O município de Dona Inês realizou de 15 a 17 de novembro de 2013 o V Festival de Cultura Popular, evento que tem por objetivo a preservação da cultura donainesense que nunca foi esquecida e o resgate de antigas tradições que se foram perdendo no tempo, num trabalho executado com muita dedicação pelaSecretaria de Educação e Cultura e pelo Conselho Municipal de Cultura.

Assim, tivemos no dia 15 a II Mostra de Cultura e a VIII Noite Cultural do Colégio Humberto Lucena, eventos que englobaram todas as vertentes culturais da Serra, as suas mais diversas manifestações culturais, levadas a cabo por professores e alunos da rede municipal de educação. Ainda no dia 15, à tarde, aconteceu a Sessão Solene da Câmara de Vereadores, Casa Manoel Alves de Lima, que abriu oficialmente o Festival em comemoração ao aniversário municipal, em 17 de novembro, e concedeu títulos de cidadania a seis novos filhos: Antonio Brasil; Geraldo Guilherme; Maria Nísia - Nilzinha; Cap. Silva Ferreira, Pastor Carlos e Dr. Aragão.

O dia 16 começou com a apresentação da Frota Municipal composta de 20 veículos, show na feira com os violeiros Jurandir e Joca Homem, Gilvan Homem e Wanderley, com a Banda de Pífanos e com trio Forró do Bom. Às 11 horas o programa institucional da Prefeitura "Dona Inês é Notícia", gerado no auditório do centro administrativo, com a presença de populares e participações ao vivo. E à noite apresentações folclóricas no palco e na sequencia as bandas musicais Forró Zueira, Os Tops e para encerrar a noite Claudiano e Geração é Massa.

No dia 17 os donainesenses foram chamados logo cedo com a alvorada, depois o hasteamento das bandeiras, seguido de um café da manhã na Prefeitura, tudo bem rápido, pois já era momento de iniciar a Mini Maratona com alunos inscritos e assim aconteceu nas ruas da cidade, a corrida e a premiação dos vencedores, que ganharam medalhas, troféus e presentes. Dali direto para a Igreja Católica, lotada, onde o Padre Roberivaldo realizou a Missa de Ação de Graças pelos 54 anos do município. Depois da pausa para o almoço, às 15h, era hora do encontro de bandas marciais e haviam 7 para se apresentar: Dona Inês, Araruna, Guarabira, Logradouro, Pedro Regis, Pitimbu e Riachão. Realizado cada show, todos os presentes se deslocaram para o edifício, ao lado, para acompanhar a inauguração da Creche Modelo Professora Maria Eugênia, que foi entregue a população. Na oortunidade, o Prefeito entrogou títulos de casas e também 391 cisternas dentro da parceria com o DNOCS. E às 22 horas, as atrações musicais: Trio Paraibano, Alcimar Monteiro e Neco Lobão e Banda. Quando Alcimar Monteiro estava para iniciar o seu show, aconteceu uma queima de fogos, a famosa girândola, e ali cada pipoco era um Parabéns Dona Inês dito por cada donainesense.

O festival aconteceu dentro da normalidade, sem nenhuma ocorrência policial, que por sinal esteve presente todo o tempo, além de segurança privada. Os filhos de Dona Inês mostraram um comportamento exemplar. O local da festa estava muito bonito com as tendas para os vendedores de bebidas e o camarote oficial, em cujo anexo a Secretaria de Saúde montou uma equipe e distribuiu preservativos e informações inerentes. 
Registrar que durante os 3 dias de evento, principalmente no sábado, 16, a temperatura estava em 20 a 24 graus, à noite, e um vento cortante lá no morro fez muito festeiro ir pra casa mais cedo.

Em todos os eventos citados, em cada apresentação, a comunidade participou ativamente tendo em companhia o Prefeito Antonio Justino, os Secretários municipais e os Vereadores, que se fizeram presentes do início ao fim do Festival. E atestar que foi um grande sucesso.

A união e trabalho eficiente e eficaz das secretarias de Administração, de Infraestrutura e de Educação culminaram no sucesso do V Festival, com destaque também para o Departamento de Esportes, que realizou o Torneio Início do Campeonato Municipal - dentro da programação; e Secretária de Saúde, conforme dito acima.

Na verdade, o Festival de Cultura, em sua quinta edição, é a maior festa municipal em nível local, pois conta de 3 dias, sendo 2 feriados, dezenas de eventos coligados, envolve toda a rede municipal de educação e movimenta a população inteira. (Quando se conta apenas número de visitantes e fama, a festa do padroeiro São Sebastião continua sendo a maior).

ATIVIDADES LÚDICAS E GINCANAS EDUCATIVAS

 

Escola Municipal Poeta João Galdino de Oliveira - Sítio Caiçara - Dona Inês PB - Outubro de 2013 - Culminância da Semana da Criança - Atividades Lúdicas e Gincanas Educativas. Professora: Débora Moreira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

NOITE DO BREGA EM DONA INÊS

Augusto Cesar canta os seus sucessosVeja na Galeria de Fotos como foi a noite brega em Dona Inês. Muita gente foi se divertir na Praça do Trabalhador com os antigos sucessos que embalaram os casais dos anos 60, 70 e 80 e continuam no imaginário popular até hoje. Além dos artistas que se apresentaram, Kamilo Faion e Augusto César, sob o comando irreverente de Edy Cabral, quem se destacou foi o cantor local Dionízio Velho, que abafou geral. 

Na platéia, aplausos para as participações sempre animadas e incomparáveis de Galora e Leda, que estiveram absolutamente bregas tanto na aparência quanto nas performances, arrancando palmas, risos e comentários da galera. E alguns casais que se aventuraram a dançar mesmo sob a chuva que caiu em determinado momento e deu o tom da festa.

Para um primeiro evento o público ainda estava meio tímido, mas outros virão e certamente acontecerá mais sinergia com o público e mais divertimento e mais histórias para contar, marcando aí a sua marcação no calendário municipal de eventos, afinal, de brega todo mundo tem um pouco, ou melhor, como dizia o poeta, todo mundo tem a breguice dentro de si.

Quem gostou dá um gritinho aí... quem não gostou, deixe também o seu recado nos comentários, dizendo o que faltou, o que pode melhorar. Na próxima vem maior e melhor.

Mensagem do Prefeito Antonio Justino:

 

Feliz dia do professor. Rendo as minhas homenagens aos professores de Dona Ines pela dedicação no desenvolvimento social desta terra.

Mensagem para o dia do Professor - 15 de outubro



Neste 15 de outubro, quero homenagear os colegas professores e professoras de Dona Inês que dedicam suas vidas ao cumprimento da importante missão de transmitir conhecimentos, fortalecer vínculos, inspirar sonhos, despertar talentos, acolher e agregar toda a comunidade escolar a favor da Educação. 

Continuem sempre entusiasmados nessa caminhada, guiando seus alunos pelo mundo das letras, dos números, das artes, da ciência, da natureza, da convivência, dos valores éticos, do respeito ao outro...

Parabéns pelo seu dia!

Assis Barbosa
Secretário Municipal de Educação e Cultura

Informações da Educação e Cultura

FESTA DE SÃO FRANCISCO - PADROEIRO DE COZINHA

A comunidade de Cozinha, com apoio da Prefeitura Municipal, está realizando a Festa do Padroeiro - São Francisco de Assis. 

As comemorações acontecem a partir do dia 02 de outubro com chá comunitário, celebrações e a I Sessão Itinerante da Câmara de Vereadores Municipal de Dona Inês - Casa Manoel Alves de Lima, que acontecerá às 14:30h no Ginásio de esportes da Escola Municipal Professora Maria Ferreira da Costa Oliveira. 

No dia 04, estão programados o desfile cívico da Escola Maria Ferreira, com o Tema: Meio Ambiente, apresentações culturais de Capoeira, peça teatral; 

Haverá um Bingo com a premiação de R$200,00 e um grande Show com Neco Lobão.

Você é nosso convidado especial.