Educação e Cultura

SECRETÁRIO: IÊDA FREIRE

CONTATO: EDUCACAO.CULTURA@PMDONAINES.PB.GOV.BR

TELEFONE: 83 3377-1027

INFORMAÇÕES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

 

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de  Dona Inês – SEMEC tem como objetivo principal desenvolver, implementar e zelar pela qualidade da educação no município, sob a égide da lei maior da educação brasileira, a Lei nº. 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Com a missão de promover um processo educacional que garanta o acesso e a permanência dos educandos na sala de aula. Os profissionais da Educação trabalham para garantir o acesso de toda população de Dona Inês à vida escolar, sejam crianças, jovens ou adultos, além de propiciar condições para o desenvolvimento integral do processo de ensino – aprendizagem. Tendo como missão apoiar a elaboração da política educacional do município de Dona Inês, coordenar sua implantação e avaliar os resultados, com vistas a assegurar a excelência na Educação para o Ensino Fundamental e a Educação Infantil, de maneira a contribuir para formar indivíduos autônomos e habilitados a se desenvolver profissionalmente e como cidadãos.

As ações que norteiam os trabalhos da SEMEC estão voltadas para o estímulo dos docentes e discentes, aperfeiçoamento dos professores e orientação de todo o fazer pedagógico. São desenvolvidos diversos projetos com objetivo de permitir que toda população tenha acesso a uma educação de qualidade. A Secretaria Municipal da Educação de Dona Inês estabelece metas para os níveis e modalidades de ensino assumidas pela esfera municipal em consonância com a Constituição Federal de 1988, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e Plano Nacional de Educação – Lei nº 10.172/2001 asseguradas nos seguintes macro-objetivos:

- A melhoria da qualidade do ensino nos níveis de competência no âmbito municipal;

- A redução das desigualdades sócio-educacionais no tocante ao acesso e à permanência, com sucesso, na educação pública;

- Democratização da gestão obedecendo aos princípios da participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e a participação da comunidade escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes;

- Formação e valorização dos profissionais da educação.

- Elevar o índice de aproveitamento escolar dos alunos do ensino fundamental, de forma a atingir os níveis satisfatórios de desempenho definidos nas matrizes de referências do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e Prova Brasil.

- Inovação e ações flexíveis, criativas e empreendedoras.

- Equidade, acesso, permanência e sucesso no processo educacional.

- Democratização,  gestão participativa e transparente promovendo igualdade de oportunidades.

 

PROJETOS DESENVOLVIDOS:

 

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA:  Alfabetizar plenamente todas as crianças até a idade de oito anos, sem exceção, nas 27 unidades federativas. A proposta do pacto, é que todas as crianças com até 8 anos de idade saibam ler, escrever, interpretar um texto simples e as operações matemáticas de adição e de subtração e noções de multiplicação e divisão.  Este é o desafio do Governo Federal nos próximos anos. Dona Inês fez a adesão ao programa PNAIC, através da Secretaria Municipal da Educação, contando com professores Orientadores de Estudo capacitados . O eixo principal do Pacto será a oferta de cursos de formação continuada para professores alfabetizadores que trabalham com o 1º, 2 º e 3 º anos do Ensino  Fundamental.

 

EJA – Educação de Jovens e Adultos - A evasão dos alunos sempre é assustadora, prejudicando o bom resultado do processo ensino aprendizagem. Por esse motivo a escola está sempre procurando desenvolver atividades motivadoras que despertem no educando a vontade de seguir em frente. O presente projeto pretende, através de uma abordagem interdisciplinar, chamar a atenção de seu alunado para a importância da figura paterna no âmbito escolar, como estudantes, dando exemplo aos seus filhos que na maioria das vezes também são alunos da escola.  Objetivos: •   Valorizar a  figura paterna; •   Elucidar a importância do pai como referência na educação de seus filhos; •   Discutir o real papel do pai na família; •   Abordar o tema: padrasto; •   Falar sobre os diferentes perfis de pais existentes; •   Incentivar a boa relação de pais e filhos. Metodologia: •   Construção de painéis; •   Desenvolvimento de Peça de Teatro; •    Música; •    Construção de Poesia; •    Pintura.

 

PROFUNCIONÁRIO: O Profuncionário é um programa que visa a formação dos funcionários de escola, em efetivo exercício, em habilitação compatível com a atividade que exerce na escola.  A formação em nível técnico de todos os funcionários é uma condição importante para o desenvolvimento profissional e aprimoramento no campo do trabalho e , portanto, para a carreira. Entre seus objetivos fundamentais, está a valorização do trabalho desses profissionais da educação, através do oferecimento dos cursos de formação inicial em nível técnico proporcionados pelo Profuncionário. Os cursos do programa são oferecidos na modalidade de Educação á Distância (EAD) em parceria com IFPR – Instituto Federal do Paraná e Secretaria Municipal da Educação.

   

PROINFO- Programa Nacional de Tecnologia Educacional: É um programa educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais.

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado) 

O ProInfo Integrado é um programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais oferecidos pelo Portal do Professor, pela TV Escola e DVD Escola, pelo Domínio Público e pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais.

  

PROINFÂNCIA: O governo federal criou o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), por considerar que a construção de creches e escolas de educação infantil bem como a aquisição de equipamentos para a rede física escolar desse nível educacional são indispensáveis à melhoria da qualidade da educação. O programa foi instituído pela Resolução nº 6, de 24 de abril de 2007, e é parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação.O município de  Dona Inês aderiu ao programa através da Secretaria Municipal da Educação com a elaboração e aprovação de quatro projetos sendo contemplado com quatro creches sendo que uma já está em funcionamento, outra  em fase de construção e duas construções previstas até 2016.

  

FORMAÇÃO PELA ESCOLA: Divididos em módulos, os alunos conhecem a fundo todos os procedimentos para recebimento e aplicação dos recursos enviados à Educação, entre eles o Fundeb, competências básicas e controle social para os conselheiros. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) quer estimular toda a comunidade escolar a contribuir ainda mais com a qualidade na educação. Por isso, criou o FormAção pela Escola, em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEED/MEC). O FormAção pela Escola é um programa de formação continuada, na modalidade a distância, que tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação das pessoas envolvidas com execução, acompanhamento, avaliação, controle e prestação de contas de programas do FNDE.

 

 UAB – UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL: O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) tem como prioridade a formação de professores para a Educação Básica. Para atingir este objetivo central, a UAB realiza ampla articulação entre instituições públicas de ensino superior, estados e municípios brasileiros, para promover, por meio da metodologia da educação a distância, acesso ao ensino superior para camadas da população que estão excluídas do processo educacional. O Sistema Universidade Aberta do Brasil foi criado pelo Ministério da Educação em 2005 no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação com foco nas Políticas e a Gestão da Educação Superior. No Polo UAB/ Dona Inês estão em funcionamento os Cursos de Licenciatura em Pedagogia, Arte Educação e Mídias na Educação, com perspectivas de novos cursos para 2013.

 

Escolas do Município de Dona Inês:

 

Escola/Endereço

01-  Escola Municipal Severino Felix de Lima

Endereço: Sítio Oiticica, Dona Inês-PB.

02-  Escola Municipal Professora Ana Lúcia da S. Fernandes

Endereço: Sítio Serra do Sítio, Dona Inês-PB.

03-  Escola Municipal Professora Josefa Vicente dos Santos

Endereço: Sítio BoaVista, Dona Inês-PB.

04-  Escola Municipal Professora Elizabete Guedes de Lima

Endereço: Sítio Lajedo Preto, Dona Inês-PB.

05-  Escola Municipal Dr. Flaviano Ribeiro

Endereço: Sítio Queimadas, Dona Inês-PB.

06-  Escola Municipal Vereador José Candido de Araújo

Endereço: Sítio Pimenta, Dona Inês-PB.

07-  Escola Municipal Dr. Flavio Ribeiro

Endereço: Sítio Brejinho, Dona Inês-PB.

08-  Escola Municipal Pedro Davino de Araújo

Endereço: Sítio Lagoa do Braz, Dona Inês-PB.

09-  Escola Municipal Poeta João Galdino de Oliveira

Endereço: Sítio Caiçara, Dona Inês-PB.

10-  Escola Municipal Deputado Adauto Pereira

Endereço: Sítio Miguel, Dona Inês-PB.

11-  Escola Municipal Professora Cícera Ferreira da Silva

Endereço: Sítio Zé Paz I, Dona Inês-PB.

12-  Escola Municipal Professor Odilon Matias de Araújo

Endereço: Sítio Zé Paz II, Dona Inês-PB.

13-  Escola Municipal Educador Paulo Freire

Endereço: Sítio Cruz da Menina, Dona Inês-PB.

14-  Escola Municipal Mundo Encantado da Criança

Endereço: Rua Projetada – Bairro Nova Conquista, Dona Inês-PB.

15-  Escola Municipal de Ens. Fund. Prof.ªMaria Ferreira da C. Oliveira.

Endereço: Sítio Cozinha, Dona Inês-PB.

16-  Escola Municipal Governador Antônio Mariz

Endereço: Rua Projetada – Bairro Nova Conquista, Dona Inês-PB.

17-  Escola Municipal Professora Luquinha

Endereço: Rua José Tomaz de Aquino, 143. Dona Inês-PB.

18-  Escola Municipal do Ens. Fund. Senador Humberto Lucena

Endereço: Rua Anézio Ferreira de Lima, 250. Dona Inês-PB.

19-  Escola Municipal do Ensino Infantil Prof.ª Maria Eugenia

20-  Endereço: Bairro Nova Conquista, Dona Inês-PB.

21-  Escola Municipal do Ens. Infantil Prof.ª Luiza Teixeira da Costa

Endereço: Loteamento Tapuio ,Dona Inês-PB.

 

 

AS ESCOLAS MUNICIPAIS

Dados e informações sobre as escolas municipais de Dona Inês - PB

 

Perfil das Turmas 2014

Número de alunos matriculados na educação infantil 2014

Número de alunos matriculados no ensino fundamental

DEPARTAMENTO DE CULTURA

 

Chefe: Mariano Ferreira da Costa (professor, teólogo, poeta e cordelista)

(Presidente do Conselho de Cultura do Município)

Contato: (83) 98107-9415

E-mail: marianocordel@hotmail.com

 

Atribuições:

O Departamento de Cultura tem por objetivo fomentar a cultura municipal em suas diversas áreas (música, folclore, danças, quilombola, festas juninas, festas religiosas, etc.), trabalhar no resgate das manifestações mais antigas que foram se perdendo ao longo do tempo, desenvolver a memória municipal através da localização, catalogação, guarda e exposição de peças antigas.

O município tem um Centro Cultural construído em 1982, que abriga a Biblioteca Municipal e cujo terreno e edificações abrigará a partir de novembro de 2014, o Museu Municipal, que ora vai tomando forma em sua parte estrutural.

 

MUSEU E MEMÓRIA

 

O Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Mariano Ferreira, informou nessa quarta-feira, 26/03/2014, que enquanto as obras do Museu estão sendo feitas, tem realizado um cansativo e paciente trabalho de campo, garimpando, investigando, contactando pessoas, para conseguir um acervo digno e representativo de peças, objetos, utensílios, que serão primordiais para o Museu, que vai imortalizar a cultura local. Já tem muitas peças e muitas outras virão se somar. Veja esses exemplares: